Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2001 - 08h46

Restauração do prédio do CCBB-SP mantém características de 1901

Publicidade

MARCELO DALLA PRIA
da Folha Online

O edifício que abriga o novo Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo foi totalmente restaurado e adaptado para receber as mais diversas manifestações artísticas e culturais da cidade. A construção de 1901, que abrigou a primeira agência do banco, ostenta a arquitetura neoclássica.

Foi em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, quando tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital.

Segundo o arquiteto responsável pela restauração do imóvel, Luiz Telles, os elementos originais da construção foram restaurados para manter as linhas típicas da arquitetura do início do século passado.

"Realizamos uma restauração chamada nível um, ou seja, preservamos a fachada e o interior", diz. O projeto de restauração é de 1992 e levou três meses para ser concluído.

Curiosidades

No subsolo do prédio do CCBB-SP, dois cofres originais foram mantidos e estão sendo utilizados na mostra "Qual é o seu Centro?". O maior abriga a cabine para coleta de depoimentos de visitantes durante os finais de semana. Já o cofre menor está sendo utilizado como um posto para que visitantes possam cadastrar suas fotos, objetos e documentos pessoais, colaborando com a exposição.

No processo de restauração foram feitas algumas adaptações, a exemplo da clarabóia que originalmente estava instalada no segundo andar e que foi erguida para o último andar do edifício. Para tanto, o departamento de engenharia do Banco do Brasil contratou a mesma empresa que havia realizado a reforma do edifício em 1927. "Cada pedacinho do vitral foi catalogado de forma que pudesse ser remontado exatamente como antes", afirma o arquiteto.

O trabalho de restauração total do edifício levou um ano e dois meses para ser concluído.

A construção de cinco andares foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Arqueológico e Turístico de São Paulo (Condephaat) e pelo Departamento do Patrimônio Histórico/Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (DPH/Conpresp).

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL - rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo (SP), informações tel.: 0/xx/11/3113-3600. Na Web: www.cultura-e.com.br

  Veja imagens do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil-SP

Leia também:

  • Abertura do CCBB em São Paulo é marco histórico na cultura paulista

  • Exposição no CCBB-SP descobre personagens urbanos do centro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página