Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2001 - 04h32

Sandy é a estrela mais protegida da TV

Publicidade

CLÁUDIA CROITOR, da Folha de S.Paulo

Como já era de se prever, "Estrela-Guia", a novela das seis da Globo protagonizada pela cantora Sandy, vem atingindo índices altíssimos de audiência para o horário e isso se deve, e muito, à presença de Sandy -a "hippie" Cristal- na trama.

Mas nada é de graça. Por estar proporcionando tamanha audiência à Globo (média de 32 pontos no Ibope), Sandy tem se tornado a "atriz" mais protegida de que se tem notícia.

Não é novidade nenhuma que Noely, a mãe superprotetora da cantora, costuma acompanhar as gravações da novela, especialmente quando se trata de cenas "polêmicas", como aquela em que Guilherme Fontes teve um sonho dito erótico com Cristal -no sonho, que foi ao ar há cerca de duas semanas, os dois personagens passeavam (completamente vestidos) entre uns lençóis que desciam do teto sem ao menos chegarem a se beijar.

Mas, agora, quem superprotege Sandy é a própria Globo. Depois de promover testes com vários atores para escolher quem seria o par romântico -que não deve protagonizar nenhuma cena "tórrida" com a amada- da personagem Cristal (supostamente, uma exigência de Noely e Xororó, pais da cantora) e ter de aceitar, pela primeira vez, fazer um contrato que coloca uma data-limite para o fim da novela por exigência da protagonista, a Globo, há alguns dias, censurou um quadro do humorístico "Casseta & Planeta" que fazia uma paródia com a cantora-atriz, cujo nome era "Estrela Virgem", em referência à tão famosa suposta virgindade de Sandy.

Surgiram boatos de que os pais da cantora não haviam gostado muito da brincadeira e pediram à direção da Globo para que o quadro não fosse ao ar. A versão da emissora é outra: todos os seus programas, especialmente os humorísticos, passam pela Central Globo de Qualidade, que colocaria limites quando as atrações estivessem "pegando pesado". Nesse caso, a CGQ teria pedido aos humoristas que fizessem a paródia sobre a novela, não sobre a cantora.

Seja qual for a versão verdadeira, uma coisa é fato: em nove anos de Globo, essa foi a primeira vez que o "Casseta & Planeta" teve de mudar um quadro a pedido da direção da emissora.

"Realmente, não me lembro de isso ter acontecido antes. Mas acho natural, nós testamos os limites e, quando os ultrapassamos, a emissora tem de nos avisar. A não ser nos casos de políticos corruptos, por exemplo, que merecem "apanhar" da gente, não temos a intenção de constranger ninguém. A vida sexual da Sandy é um assunto delicado, que só cabe a ela", afirma Manfredo Barreto, que participa da produção do programa.

De qualquer maneira, quem já acompanhou alguns programas do "Casseta" deve ter percebido que o grupo nunca foi muito preocupado em preservar a imagem de quem quer que fosse -aliás, um dos pontos altos de seu humor.

"Eu odeio a Cristal"
Até agora, a Globo só não quis tirar do ar o site "Eu Odeio a Cristal", que estreou quase junto com a novela.

Produzido por dois amigos de 18 anos, a página traz frases como "tem que ter paciência de monge para aguentar a Cristal" e levanta dúvidas do tipo: "A Sandy interpreta mal ou ela só é chata como a Cristal?".

"Fizemos o site porque assistimos à novela e ficamos indignados com o quanto a personagem é chata. Não temos nada contra a Sandy, até acho que ela canta muito bem, mas a Cristal é insuportável", afirma Cláudio Krafecik Jr., que criou o site junto com o amigo André Nogueira.

Segundo ele, das 10.437 visitas que a página computava até o meio da semana passada, boa parte era de membros dos fãs-clubes da cantora. "Eles me mandam e-mails só com xingamentos. É engraçado, as pessoas falam que eu sou mal resolvido, que tenho inveja da Sandy".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página