Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2001 - 17h10

Teatro é inaugurado com "Ópera dos Três Vinténs" em Manaus (AM)

Publicidade

da Folha Online

No próximo domingo a "Ópera dos Três Vinténs" fará sua apresentação de estréia no 5º Festival Amazonas de Ópera. Montada em vários países em homenagem aos cem anos de nascimento e cinquenta anos de morte do compositor alemão Kurt Weill, a obra registra em Manaus a inauguração do Teatro da Instalação, localizado na zona portuária da cidade, que integra as ações de revitalização do centro histórico de Manaus.

Encenada pela primeira em 1928, em Berlim, e inspirada na "Ópera dos Mendigos" (1728), de John Gay, a "Ópera dos Três Vinténs", de Kurt Weill, com libreto de Bertold Brecht, já inspirou outras versões, a exemplo da "Ópera do Malandro", de Chico Buarque.

No palco do novo teatro amazonense serão contadas, em um prólogo e três atos, as histórias de MacHeath, um conhecido bandido e conquistador; do casal Peachum, que vive da institucionalização da mendicância com a venda de roupas, artefatos e permissões para quem quiser mendigar em Londres; da filha Polly Peachum, apaixonada por MacHeath; da prostituta Jenny, que esconde o bandido no bordel quando ele é denunciado pelo futuro sogro; e do policial Tiger Brown, que prende o bandido apesar de ser seu amigo.

A montagem que será apresentada no 5º Festival Amazonas de Ópera tem direção geral de André Heller, que buscou as partituras originais de Kurt Weill, tanto dos arranjos quanto das vozes, modificadas desde as primeiras apresentações.

Heller dá um enfoque maior para a música de Weill do que para os textos. Para destacar a música de Weill, André Heller convidou a Amazonas Band.

Sob a direção musical e regência de José Rua, Ignácio de Nonno (barítono), Ruth Staerke (soprano) e Regina Elena (meio-soprano) protagonizam os principais solos do espetáculo.

Inauguração

A inauguração do Teatro da Instalação foi antecipada para coincidir com a programação do festival.

Para a reforma do prédio, uma construção de 1900, o governo do Amazonas investiu aproximadamente R$ 400 mil.

Do total, cerca de R$ 250 mil foram destinados às obras de estrutura do prédio, que mantém sua fachada original com azulejos portugueses. O restante foi aplicado na compra de mobiliário, climatização dos dois espaços, projeto de iluminação e aquisição de acervo para o Museu do Estado, que funcionará no segundo andar do prédio.

O teatro tem capacidade para 270 pessoas.

O quê: "Ópera dos Três Vinténs", de Kurt Weill e Bertolt Brecht, com regência de José Rua
Onde: Teatro da Instalação, na rua da Instalação, s/nº, Manaus (AM)
Quando: 6, 7 e 8 de maio, às 20h
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página