Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2001 - 04h21

Cinco bandas de ponta da música pop lançam discos de inéditas

Publicidade

LÚCIO RIBEIRO
da Folha de S.Paulo

O bolso do consumidor de discos pop corre o risco de sofrer grave desfalque a partir de hoje, quando em um prazo de 20 dias serão lançados os cinco aguardados álbuns das bandas R.E.M., Weezer, Depeche Mode, Echo & the Bunnymen e Radiohead.

A Ilustrada teve acesso a todos eles e adianta nesta edição como soam os discos. Todos formados por canções inéditas. Nem todos com lançamentos assegurados no Brasil.

Saiu ontem na Inglaterra e hoje é distribuído no resto do mundo, aqui inclusive (Warner), o CD "Reveal", 12º álbum da carreira de grandes álbuns da banda norte-americana R.E.M.

O "Reveal", nome que Michael Stipe deu ao álbum inspirado em sua visita ao Rio de Janeiro no começo do ano (Rock in Rio 3), é o primeiro disco da banda em três anos.

Na muito elogiada apresentação no festival brasileiro, o R.E.M. mostrou em primeira mão as faixas "The Lifting", a música que abre "Reveal", e "She Just Wants to Be", a terceira música do calmo (espiritual?) produto sonoro do hoje trio formado na Georgia no começo dos anos 80.

Hoje nos EUA também é lançado o terceiro álbum da banda californiana Weezer, popularíssimo grupo do cenário independente norte-americano.

O álbum traz o nome da banda, "Weezer", assim como o primeiro disco, o de 1994. Mas deve ser chamado de "Green Album", dada a coloração da capa e ainda para diferenciá-lo do CD de estréia, conhecido como "disco azul".

Para quem sobreviver à tentação de comprá-lo nas lojas de importados, o primeiro CD do Weezer em cinco anos vai ser lançado no Brasil em julho pela EMI. A banda ficou bastante tempo parada para que seu líder, Rivers Cuomo, pudesse terminar sossegado a universidade, Harvard.

Outro que há muito não dá as caras no cenário pop e chega nesta semana às prateleiras das lojas de discos é o grupo inglês Depeche Mode. "Exciter", o CD, é o grande sucessor do álbum "Ultra", de 1997.

Uma das pioneiras na mistura do pop com o som eletrônico, a banda se mantém incrivelmente viva há 20 anos. Tão viva quanto seu vocalista, Dave Gahan, que na última década esteve mais perto de uma overdose do que dos microfones.

Mas por enquanto "Exciter" chega apenas às lojas importadoras, uma vez que a gravadora Sum Records detém o direito de lançamento do disco para a América do Sul, com a exceção do Brasil. A edição nacional de "Exciter" ainda é incerta.

Mais uma importantíssima banda inglesa que fez fama nos anos 80 e vem com um disco de inéditas, o terceiro desde que o grupo voltou à ativa em 1997, é o histórico Echo & The Bunnymen.

Saiu ontem na Inglaterra, chega terça que vem aos EUA e vai saber quando ao Brasil o álbum "Flowers", já bastante elogiado pela imprensa musical britânica.

"Flowers" é mais um que tem sua edição no Brasil comprometida, já que o grupo de Ian McCulloch e Will Sergeant mudou de gravadora e assinou com a minúscula Cooking Vinyl, que não tem distribuidora por aqui. Resta esperar.

Mas a respiração pop ficará presa até a primeira semana de junho, quando a cultuada banda inglesa Radiohead aparece com seu quinto
disco, "Amnesiac".

Menos de um ano depois do lançamento do controverso "Kid A", o quarto CD, "Amnesiac" atinge as lojas da Inglaterra no dia 4 do mês que vem, saindo nos mercados americano e brasileiro no dia seguinte.

Muitas das faixas desse novo Radiohead nasceram nas sessões de gravação do "introspectivo" álbum anterior e circularam bastante pelo Napster.

"Pyramid Song", o belíssimo primeiro single de "Amnesiac", a ser lançado na semana que vem no Reino Unido, já é dos mais tocados nas rádios britânicas.

Boas compras.

  • Discos importados podem ser encontrados e encomendados nas lojas Indie Records (tel. 0/xx/11/3816-1220), London Calling (0/xx/11/ 223-5300), Bizarre (0/ xx/11/220-7933), Velvet (0/xx/11/221-8947).
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página