Publicidade
Publicidade
22/06/2000
-
03h17
VALMIR SANTOS
da Folha de S. Paulo
O grupo Cemitério de Automóveis, criado há 18 anos em Londrina (PR) e radicado há quatro em São Paulo, estréia duas peças no espaço Ágora: "Efeito Urtigão", a partir de hoje, e "Felizes para Sempre", que entra em cartaz dia 29. Ambas são escritas e dirigidas por Mário Bortolotto, que também atua na primeira.
A curta temporada de duas semanas serve como compasso de espera para o projeto que o Cemitério de Automóveis levará ao Centro Cultural São Paulo entre 18 de julho e 8 de outubro, quando encenará 13 textos de Bortolotto, inéditos na cidade, e uma adaptação do romance "Tanto Faz", de Reinaldo Moraes.
Solidão inerente ao ser humano, sobretudo nos centros urbanos, e crise na relação afetiva são temas recorrentes na dramaturgia de Bortolotto. Aqui, ele volta à carga com textos feitos entre o final do ano passado e o início deste.
"Efeito Urtigão" constrói uma parábola sobre o personagem de Walt Disney nas histórias do Tio Patinhas, o Urtigão, aquele que escolhe o isolamento social.
O ermitão da peça é Marcos (Bortolotto). Ele abandona a vida profissional e vai morar "no mato". Anos depois, recebe a visita de Emerson (Joeli Pimentel), também jornalista, que, estrategicamente, tenta uma reportagem sobre a opção radical do colega.
Eles travam um diálogo movido a distensões verbais para estabelecer os pontos de vista de um e de outro, "ativo" e "inativo" na sociedade, na profissão, na amizade.
"O isolamento, o estar de 'saco cheio' com a vida, isso pode ser também medo de enfrentar as coisas", afirma Bortolotto, 37.
"Felizes para Sempre" traz duas peças curtas em uma, sob o mote existencialista do amor. Em "Speak Easy", Lúcia (Ana Kutner) é alcoólatra e chega em casa de madrugada, despertando a ira do marido, Pedro (Joeli Pimentel).
Em "Sweet Emily", quem chega tarde em casa é o pugilista e escritor decadente Carlos (Bortolotto), para desespero da sua doce Emilia (Fernanda D'Umbra).
Entre uma alfinetada e outra (mais por parte dele), citam Ernest Hemingway e Gertrude Stein. Embalada pelo som de blues, Emilia tenta resgatar a auto-estima do escritor, em vão.
"São relações sórdidas, desestabilizadas, mas têm em comum a condição de que os envolvidos se amam muito", diz o autor. "Os casais em crise são tratados sem a superficialidade da classe média que se vê nas novelas ou no programa da Silvia Poppovic."
Peça: Efeito Urtigão
Texto e direção: Mário Bortolotto
Quando: estréia hoje, às 21h; qui. a sáb., às 21h; dom., às 18h. Até 25/6
Onde: espaço Ágora (r. Rui Barbosa, 672, Bela Vista, tel. 284-0290)
Quanto: R$ 10
Peça: Felizes para Sempre
Texto e direção: Mário Bortolotto
Quando: estréia dia 29/6; qui. a sáb., às 21h; dom., às 18h). Até 2/7
Onde: espaço Ágora
Quanto: R$ 10
Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online
Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
Cemitério de Automóveis encena solidão em São Paulo
Publicidade
da Folha de S. Paulo
O grupo Cemitério de Automóveis, criado há 18 anos em Londrina (PR) e radicado há quatro em São Paulo, estréia duas peças no espaço Ágora: "Efeito Urtigão", a partir de hoje, e "Felizes para Sempre", que entra em cartaz dia 29. Ambas são escritas e dirigidas por Mário Bortolotto, que também atua na primeira.
A curta temporada de duas semanas serve como compasso de espera para o projeto que o Cemitério de Automóveis levará ao Centro Cultural São Paulo entre 18 de julho e 8 de outubro, quando encenará 13 textos de Bortolotto, inéditos na cidade, e uma adaptação do romance "Tanto Faz", de Reinaldo Moraes.
Solidão inerente ao ser humano, sobretudo nos centros urbanos, e crise na relação afetiva são temas recorrentes na dramaturgia de Bortolotto. Aqui, ele volta à carga com textos feitos entre o final do ano passado e o início deste.
"Efeito Urtigão" constrói uma parábola sobre o personagem de Walt Disney nas histórias do Tio Patinhas, o Urtigão, aquele que escolhe o isolamento social.
O ermitão da peça é Marcos (Bortolotto). Ele abandona a vida profissional e vai morar "no mato". Anos depois, recebe a visita de Emerson (Joeli Pimentel), também jornalista, que, estrategicamente, tenta uma reportagem sobre a opção radical do colega.
Eles travam um diálogo movido a distensões verbais para estabelecer os pontos de vista de um e de outro, "ativo" e "inativo" na sociedade, na profissão, na amizade.
"O isolamento, o estar de 'saco cheio' com a vida, isso pode ser também medo de enfrentar as coisas", afirma Bortolotto, 37.
"Felizes para Sempre" traz duas peças curtas em uma, sob o mote existencialista do amor. Em "Speak Easy", Lúcia (Ana Kutner) é alcoólatra e chega em casa de madrugada, despertando a ira do marido, Pedro (Joeli Pimentel).
Em "Sweet Emily", quem chega tarde em casa é o pugilista e escritor decadente Carlos (Bortolotto), para desespero da sua doce Emilia (Fernanda D'Umbra).
Entre uma alfinetada e outra (mais por parte dele), citam Ernest Hemingway e Gertrude Stein. Embalada pelo som de blues, Emilia tenta resgatar a auto-estima do escritor, em vão.
"São relações sórdidas, desestabilizadas, mas têm em comum a condição de que os envolvidos se amam muito", diz o autor. "Os casais em crise são tratados sem a superficialidade da classe média que se vê nas novelas ou no programa da Silvia Poppovic."
Peça: Efeito Urtigão
Texto e direção: Mário Bortolotto
Quando: estréia hoje, às 21h; qui. a sáb., às 21h; dom., às 18h. Até 25/6
Onde: espaço Ágora (r. Rui Barbosa, 672, Bela Vista, tel. 284-0290)
Quanto: R$ 10
Peça: Felizes para Sempre
Texto e direção: Mário Bortolotto
Quando: estréia dia 29/6; qui. a sáb., às 21h; dom., às 18h). Até 2/7
Onde: espaço Ágora
Quanto: R$ 10
Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online
Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice