Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2001 - 17h07

Mostra reúne cem quadros e marca cinco séculos de pintura européia

Publicidade

da Deutsche Welle

Cem obras-primas da pintura européia, abarcando cinco séculos, estão expostas até o dia 26 de agosto em Colônia (Alemanha). A mostra "De Fra Angelico a Bonnard", no Josef Haubrich Kunsthalle, foi selecionada da coleção de Gustav Rau.

Ao longo de 30 anos, o médico de 78 anos de idade, natural de Stuttgart, reuniu 800 objetos de arte, compondo um acervo altamente representativo, a ser herdado pelo órgão das Nações Unidas Unicef. De resto, Gustav Rau desenvolveu notável trabalho beneficente, como um hospital de 300 leitos na África e escolas freqüentadas anualmente por um total de 30 mil crianças.

Os quadros da coleção Rau expostos em Colônia vão desde os primórdios do Renascimento até os pintores expressionistas, no início do século 20.

Eles incluem "São Domingo em oração" de El Greco, a "Praça de São Marcos" de Canaletto, além do último "Auto-retrato" de Edgar Degas e da "Cabeça de mulher" de Auguste Renoir. Outros nomes representados na mostra são Lucas Cranach, Thomas Gainsborough, Claude Monet, Toulouse-Lautrec, August Macke e Edvard Munch.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página