Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2001 - 17h18

Novo museu na Baviera atrai 8.000 visitantes em quatro dias

Publicidade

da Deutsche Welle

Apenas quatro dias após sua inauguração, o Museu Buchheim já atraiu 8.000 visitantes, na região da Baviera, na Alemanha. Chamado de "Museu da Fantasia", ele está situado na paisagem pré-alpina em Bernried, às margens do Lago de Starnberg, e seu projeto arquitetônico é assinado por Günter Behnisch, que projetou também a Vila Olímpica de Munique.

O autor da idéia é o pintor e colecionador Lothar-Günther Buchheim, mais conhecido por ter escrito o romance "O Barco", no qual se baseia o filme de Wolfgang Petersen "O Barco - Inferno no Mar". Hoje com 83 anos, Buchheim perseguiu durante mais de 30 anos o sonho de construir um museu "diferente" para abrigar suas coleções de arte expressionista, de arte popular e de curiosidades.

Tem grande peso, sem dúvida, a coleção expressionista, que reúne obras dos artistas do grupo A Ponte (Ernst Ludwig Kirchner, Erich Heckel, Karl Schmidt-Rottluff, Max Pechstein), além de Emil Nolde, Otto Mueller, Max Beckmann, Otto Dix e Oskar Kokoschka.

O polêmico Buchheim, que brigou durante anos pela localização do museu e criou querelas com o arquiteto por causa do projeto, não está muito feliz com o assalto de curiosos. Ele afirma estar mais interessado em menos visitantes, mas em compensação realmente interessados em arte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página