Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2001 - 03h53

Associação Brasil + 500 tem novo nome

Publicidade

da Folha de S.Paulo

BrasilConnects é o novo nome da Associação Brasil + 500, que há três anos surgiu como Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, presidida pelo banqueiro Edemar Cid Ferreira. Ela foi criada para organizar a
Mostra do Redescobrimento, em 2000.

A primeira mudança de nome surgiu com o fim da mostra, em setembro do ano passado. A nova entidade iria coordenar suas itinerâncias pelo
Brasil e o exterior.

Agora, a mudança representa uma nova orientação para a entidade: "Além do patrimônio cultural do Brasil, vamos trabalhar também com atividades de proteção ao ambiente", conta Ferreira.

O primeiro evento sob a nova sigla será a coordenação da representação brasileira na Bienal de Veneza, que envolve também uma série de mostras paralelas. Além de levar Vik Muniz e Ernesto Neto aos jardins da bienal, a BrasilConnects expõe em outras partes da cidade a arte barroca brasileira, fotos de Miguel Rio Branco e uma retrospectiva sobre Carmem Miranda.

Além das itinerâncias do Redescobrimento já programadas para o segundo semestre, na Europa e nos EUA, a BrasilConnects prepara uma exposição em Johannesburgo, na África do Sul, em 2002, durante a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), que fará um balanço da reunião do Rio sobre ambiente, em 95, dez anos depois com "Rio + 10".

"Além da mostra sobre a Amazônia em Johannesburgo, abriremos uma outra exposição com o mesmo tema na sede da ONU, em Nova York", organizada em conjunto com o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da cidade, afirma Ferreira.

A nova entidade terá patrocínio de empresas privadas, cujos nomes serão divulgados em setembro. "Estamos montando uma estratégia de marketing a longo prazo. Só teremos patrocínios fechados com a mostra no Guggenheim de Nova York", explica.

Em agosto, em parceria com a Fapesp (Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo), a BrasilConnects inaugura mostra sobre o Projeto Genoma, no prédio da Pinacoteca, no parque Ibirapuera, onde funciona a sede da entidade.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página