Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2001 - 10h59

Luciano Pavarotti é condecorado pela ONU por ajudar refugiados

Publicidade

da France Presse, em Genebra

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) concedeu ontem a distinção Nansen ao tenor italiano Luciano Pavarotti.

Segundo o comunicado oficial da instituição, a condecoração distingue Pavarotti "por seus esforços a favor dos refugiados e das vítimas de conflitos e por seu compromisso recente para voltar a colocar em primeiro plano do cenário internacional a dramática situação dos afegãos no Paquistão, uma das mais antigas populações de refugiados do mundo".

Para o ACNUR, o tenor italiano foi também "o promotor de numerosos concertos em benefício de causas humanitárias, em particular pela Guatemala, Bósnia Herzegovina, Camboja, Libéria e Kosovo".

O titular da ACNUR, Ruud Lubbers, anunciou a entrega do prêmio ontem, em Módena, na Itália, durante a realização de um concerto cuja renda será destinada aos refugiados afegãos.

A medalha Nansen para os refugiados foi criada em 1954, em homenagem ao explorador norueguês Fridtjof Nansen, primeiro alto responsável internacional para os refugiados.

Eleanor Roosevelt, o rei Juan Carlos 1º da Espanha, a entidade Médicos Sem Fronteiras e o povo canadense já receberam a mesma condecoração.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página