Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2001 - 18h16

Canal Brasil homenageia Lilian Lemmertz com festival de filmes

Publicidade

da Folha Online

Em junho faz 15 anos que a atriz Lilian Lemmertz morreu. Para lembrar a data, o Canal Brasil vai exibir, a partir do dia 6, uma biografia da atriz e filmes nos quais ela atuou ao longo de sua carreira. A mostra fará parte da série "Retratos Brasileiros" e será uma co-produção da M. Altberg Cinema & Vídeo, com direção de Sérgio Rossini.

A biografia tem depoimentos de amigos e colegas de trabalho de Lilian, como o novelista Manoel Carlos; os atores Walmor Chagas, Ney Latorraca, Eva Wilma, Beatriz Segall, Antônio Abujamra, Paulo Betti, Rogério Fróes e Edney Giovenazzi; os diretores Walter Hugo Khouri, Rogério Sganzerla, Eduardo Escorel e Sílvio Back e do ator Linneu Dias, primeiro marido da atriz e pai de Júlia Lemmertz, que apresenta o especial sobre sua mãe.

Nascida em Porto Alegre (RS), em 1938, Lilian Lemmertz iniciou a carreira no teatro amador com Antônio Abujamra, Paulo José e Linneu Dias, com quem se casou em 1961.

Sua estréia no cinema foi impulsionada pelo diretor Walter Hugo Khouri, com quem mais trabalhou. Fez, em sua estréia, um pequeno papel no filme "Corpo Ardente" (1965). O grande personagem veio com "As Amorosas" (1968), em que contracenou pela primeira vez com a filha Júlia, que tinha 4 anos na época. Em 1971, atuou em outro sucesso, "Cordélia Cordélia", de Rodolfo Nanni.

Na programação do Festival Lilian Lemmertz, que será exibido às quartas, às 23h30, estão "As Deusas", "Cordélia, Cordélia", "Aleluia Gretchen" e "Lição de Amor".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página