Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2001 - 17h21

Sociólogo Octavio Ianni vence concurso Intelectual do Ano, o "Juca Pato"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O cientista social Octavio Ianni, 74, foi indicado, sem concorrentes, para o concurso Intelectual do Ano, promovido pela União Brasileira de Escritores com patrocínio da Folha. Ele será aclamado pela diretoria da entidade na próxima segunda (dia 11) e receberá o Troféu Juca Pato, em data e local a serem definidos.

O prêmio é concedido anualmente, desde 1963, a um intelectual que tenha publicado uma obra relevante para a cultura nacional no ano anterior.

Ianni venceu com "Enigmas da Modernidade - Mundo" (editora Civilização Brasileira), publicado em dezembro do ano passado.

Para ele, a obra simboliza a vida intelectual do Brasil e o debate sobre idéias, num momento de difícil conjuntura social, econômica e política.

Ianni é professor visitante da Unicamp e da USP, da qual foi aposentado pelo AI-5, em 1969, e é autor do clássico "O Colapso do Populismo no Brasil", atualmente esgotado nas livrarias.

O troféu será entregue pelo historiador Jacob Gorender, o vencedor do ano passado com "Marxismo sem Utopia" (Ática).

"O prêmio é uma oportunidade para retomar um debate que favoreça a reflexão sobre o país e sobre a responsabilidade do intelectual e de nós todos que trabalhamos com a cultura nessa sociedade", afirmou o professor.

"O mais importante para a construção da nação são as realizações sociais. Mas não há dúvida de que a dimensão cultural é importante. A nação não existe sem a língua, a história e os mitos", disse Ianni, que vê na globalização fator de preocupação na atual conjuntura do país.

Hoje, Ianni se dedica à conclusão de um novo livro, que deve ser publicado no segundo semestre deste ano, com título provisório de "O Novo Paradigma das Ciências Sociais".


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página