Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2001 - 13h07

Ana Carolina canta alma feminina de A a Z em Jundiaí (SP)

Publicidade

CÁSSIA DE SOUZA
free-lance para a Folha Campinas

O hit "Quem de Nós Dois" (Gean Luca Grignam), que a cantora, compositora e instrumentista Ana Carolina gravou, é só mais uma faixa do seu novo disco "Ana Rita Joana Iracema e Carolina" (BMG Brasil/2001), que ela apresenta domingo, no Teatro Polytheama, em Jundiaí (36 km de Campinas).

O disco, segundo a instrumentista, propõe como abordagem as "vertentes da alma feminina e faz referência à inconstância das mulheres".

Para justificar a "alma feminina" do novo trabalho, no repertório há parcerias de Ana com outras mulheres, novidade na carreira da artista, como mostra a canção "Dadivosa", que compôs com Neusa Pinheiro e Adriana Calcanhotto.

"Dadivosa" tem a participação da cantora Alcione e o sampler do texto de Antônio Bivar, recitado por Maria Bethânia no espetáculo "Drama/Luz da Noite" (1973).

"Ela é Bamba" (Totonho Villeroy), "Implicante" e "Joana" (Ana Carolina) também esbanjam feminilidade.

A mulher está presente no trabalho anterior de Ana Carolina, com influências de Chico Buarque, um grande leitor da alma feminina.
No primeiro CD homônimo (1999/BMG Brasil), ela gravou "Beatriz" (Chico Buarque e Edu Lobo) e "Retrato em Branco-e-Preto" (Chico Buarque e Tom Jobim).

A personalidade instável das mulheres vem, inclusive, com as várias faces da cantora, que diz às vezes ser Ana, cantando rasgado, e outras, Carolina, que olha pela janela sem ver o tempo passar.

As mulheres desenhadas nas letras dos hits dos dois CDs de Ana Carolina também têm posturas mutáveis. Na canção "Garganta", do parceiro Totonho Villeray, os versos culminam em "aprendi a me virar sozinha/ e não mudo minha postura só pra te agradar".

Já na versão "Quem de Nós Dois", em parceria com Dudu Falcão, o discurso é outro -"cada vez que eu fujo, eu me próximo mais/ toda vez que eu procuro uma saída, acabo entrando sem querer na sua vida".

Show: Ana Carolina
Quando: domingo, às 20h30
Onde: Teatro Polytheama (r. Barão de Jundiaí, 178. Tel.0/xx/11/4586-2472)
Quanto: R$ 25 e R$ 20
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página