Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2001 - 04h33

Rio faz "Bloomsdesaniversário"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

"Usamos a ótica do Chapeleiro Maluco de "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, e vamos fazer um desaniversário", diz Scarlet Moon, explicando por que as comemorações cariocas do Bloomsday não acontecem hoje, mas na segunda, dia 18.

É que muitos dos envolvidos trabalham no fim de semana, como Caetano Veloso.

O "desaniversário" é a primeira celebração do Bloomsday no Rio
organizada pela atriz. No ano passado, ela participou do evento realizado pela livraria Argumento e, agora, foi chamada para organizar a festa.

Antes de 2000, segundo Moon, as comemorações do Bloomsday no Rio eram reuniões para discussão de Joyce, organizadas pelo consulado da Irlanda.

Abrindo o encontro, os tradutores de Joyce Bernardina Pinheiro ("Retrato do Artista Quando Jovem") e José Roberto O'Shea ("Dublinenses") explicarão aspectos da obra do escritor irlandês em entrevista conduzida pela organizadora.

Depois, seguem-se leituras de trechos, às quais Moon deu ares "pop".
Além do músico Caetano Veloso, participam o músico Lulu Santos, a atriz Fernanda Torres, os escritores Ana Maria Machado e João Ubaldo Ribeiro.

Todos os trechos serão lidos em inglês. Mas, Moon explica, "como numa ópera, tem um libreto para quem quiser acompanhar em português". O encerramento da noite fica por conta do grupo de Marcelo Tápia, apresentando canções irlandesas.

Moon diz ter distribuído 1.700 convites. Destes, já tem a presença confirmada de cerca de 200 pessoas -os que lotaram cinco ônibus alugados pela organização para levar os convidados da Argumento do Leblon à loja da livraria no shopping da Barra da Tijuca onde acontece o evento.
(FA)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página