Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2001 - 03h22

Festas juninas paulistanas agregam ingredientes cosmopolitas

Publicidade

ALEXANDRA MORAES
da Folha de S.Paulo

Em São Paulo, o mês de junho -das festas caipiras- não é só de Santo Antônio, São João e São Pedro. São Vito e Nossa Senhora Achiropita entram na lista e enriquecem as atividades, distribuídas em clubes, parques ou na rua.

Não faltam bandeirinhas, fogueiras, quentão e paçoca, tradicionais das festas juninas, que podem dividir o espaço com culinárias não exatamente "caipiras", como a árabe ou a japonesa.

O arraial do Corinthians traz atrações como barracas de comida árabe, italiana e portuguesa, brinquedos variados e, hoje, shows com o samba de raiz dos Demônios da Garoa e Leci Brandão. No Palmeiras, o racionamento de energia deu um charme adicional ao "Arraiá do Verdão": a iluminação das barracas está sendo feita com lampiões a gás. Pastéis, doces, quentão, sopas, massas e sanduíches são alguns itens da culinária junina palmeirense. Também haverá jogos, grupos de dança folclórica, forró e um DJ para animar o evento.

A festa da Lusa tem apresentações de danças portuguesas, além de barraquinhas e jogos eletrônicos. Hoje, o grupo de forró Falamansa apresenta-se às 22h.

Já os tricolores festejam com 25 barracas, que servem de comidas típicas a especialidades japonesas. A festa tem shows da dupla Os Goianos, dos grupos Sabor do Samba e Musical em Mi, quadrilhas, capoeira, jazz e dança do ventre. Para as crianças, há brinquedos como touro mecânico, pula-pula e cama elástica.

Sesc
No Sesc Santo Amaro, a "Festa Junina Arraial da Gente", que acontece nos dias 23, 29 e 30, homenageia a cidade de Ribeirão Grande, no interior de SP, mostrando um pouco de suas tradições e folclore.

Apresentações de danças locais, violeiros, sanfoneiros e a tradicional quadrilha estão na programação, que também tem shows com Tinoco e Tinoquinho, Renato Teixeira e Cordel do Fogo Encantado, no dia 23.

O dia de São Pedro, 29, é dedicado à terceira idade e tem apresentações de Inezita Barroso e Trio Sanfônico. O encerramento da festa, no dia 30, terá como atrações Almir Sater e Irmãs Galvão.

O Sesc Pompéia homenageia São João com a festa "Prosa, Canto e Poesia Segundo São João", que tem oficinas, espetáculos teatrais para as crianças e shows.

Hoje, o grupo A Barca apresenta "Turista Aprendiz", show baseado em registros feitos por Mário de Andrade e pela Missão de Pesquisas Folclóricas, em 1938. O repertório inclui canções da tradição popular e sambas de Pixinguinha, João da Baiana e Geraldo Filme. Também se apresentam o grupo Kaya no Forró e o músico baiano Gereba.

A programação do Sesc Ipiranga traz, nos dias 23 e 24, a banda cearense Dr. Raiz, com influências regionais, e, nos dias 29 de junho e 1º de julho, o grupo mineiro Berimbrown. Também estão previstas brincadeiras de rua, cantigas de roda e cirandas, além das típicas pescaria e pau-de-sebo, comidas e bebidas típicas.

Na igreja do Calvário, a festa é tradicional. Sua quermesse anima o bairro de Pinheiros há 22 anos. A festa, que acontece aos sábados e domingos até 8 de julho, tem shows, comida e jogos.

Igrejas
A igreja Nossa Senhora Achiropita realiza sua festa no dia 23. Brincadeiras, quadrilhas, comidas típicas e um leilão são as atrações da festa, que começa às 10h. No dia 24, domingo, um almoço caipira será servido a partir do meio-dia.

A festa de São Vito, no Centro Social São Vito, chega à sua 83ª edição. Vinhos e pratos típicos da cidade italiana de Polignano a Mare alegram os amantes da boa massa também até 8 de julho.

O Playcenter tem um arraial diário, até dia 30, com barracas típicas e quadrilhas. De quinta a domingo, shows com a banda Arrepio - Os Quentes do Forró animam a festa com seu arrasta-pé.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página