Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2001 - 18h40

Fundação Bauhaus, da Alemanha, expõe a história da diversão

Publicidade

da Deutsche Welle

A Fundação Bauhaus Dessau abre nesta quinta-feira (21) uma mostra inusitada sobre a diversão. "Paraíso da Modernidade" reúne exemplos das mais diferentes maneiras do divertir no espaço urbano dos últimos 150 anos, destacando a transformação das cidades em templos hedonistas e em encenações espetaculares da história e da cultura.

Os curadores da mostra trabalharam em cima da história da diversão, por acreditarem que o shopping center e o entretenimento são as principais marcas da cidade na sociedade contemporânea.

A exposição é dividida em cinco pólos básicos, partindo da montanha-russa, símbolo da estreita relação entre velocidade e prazer. As próximas etapas da mostra expõem os oásis modernos das metrópoles: parques e zoológicos, como promessas de um bem-estar passageiro.

O bloco "Belas Vistas" tematiza a dificuldade de representação de um mundo em que a moblilidade, a dinâmica e a técnica dão a tônica, roubando o valor da percepção corporal imediata.

A exposição tem como ponto central a luta por um metro quadrado verde e a ilusão das luzes de um shopping center, comum entre os habitantes das grandes cidades.

E para acolher esta história do divertimento, nada mais adequado do que o espaço da antiga sede da Bauhaus em Dessau. Primeira escola de design do mundo, a Bauhaus influenciou toda uma geração de arquitetos e artistas plásticos e foi um laboratório da vanguarda da época.

Fundada por Walter Gropius, a escola tinha como premissa abolir a separação entre arte e produção industrial. Criada em 1919, em Weimar, a Bauhaus foi transferida para Dessau em 1925 e de lá para Berlim em 1932.

Em abril de 1933, sob o governo nazista, a escola foi definitivamente fechada. Grande parte de seus professores e alunos saiu do país rumo ao exílio.

Para a mostra "Paraíso da Modernidade" foram catalogadas desde festas populares até exemplos de peças publicitárias. Entre as 300 obras expostas, escolhidas como ícones da diversão ocidental desde 1850 até os dias de hoje, estão fotografias, pinturas, maquetes arquitetônicas, cartazes e filmes.

O material, que foi selecionado em acervos de vários museus nos Estados Unidos, Holanda, Inglaterra e França, ficará exposto em Dessau até o dia 14 de outubro próximo.

Site do Arquivo da Bauhaus, em Berlim (em alemão e inglês): www.bauhaus.de

Site da Fundação Bauhaus Dessau e seu programa de exposições e simpósios (em alemão e inglês): www.bauhaus-dessau.de/a>

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página