Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2001 - 08h37

Zé do Caixão vai "batizar" festival de cinema no Ceará à meia-noite

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de Entretenimento da Folha Online

O título "À Meia-noite Levarei sua Alma", filme que o cineasta "maldito" José Mojica Marins, o Zé do Caixão, fez em 1963, traduz a performance que ele deve fazer na abertura do 11º Cine Ceará, quando bater a 0h de sábado para domingo, dia 24. Com ela, ele vai "batizar" o evento, que fará uma retrospectiva sobre sua carreira.

Zé do Caixão será homenageado pelo Festival Nacional de Cinema e Vídeo de Fortaleza, que começa na sexta, dia 22, e vai até o dia 28, com a exibição de mais de 67 filmes, entre longas e curtas-metragens. À 0h de domingo, dia 24, após sua performance, o público assistirá ao filme "À Meia-noite Levarei sua Alma".

A iniciativa de colocar Zé do Caixão frente-a-frente com o público vem de encontro com a revalorização de sua obra, depois que os cineastas André Barcinski e Ivan Finotti ganharam Menção Especial do Júri de Cinema Latino-Americano do Festival de Sundance 2001 (EUA) com "Maldito - O Estranho Mundo de José Mojica Marins".

Aos 64 anos e conhecido por suas produções baratas e suas unhas enormes, Zé do Caixão mantém-se firme na posição de cineasta nacional: "O meu mundo é estranho, pois é composto de forças estranhas, mas não mais estranhas do que você!". Assim começa "Maldito", com um close no personagem que é sinônimo de terror no cinema brasileiro.

Já filmou mais de 30 longas, a maioria sucesso de público, sem jamais usar dinheiro público, mas não dirige longas há duas décadas. Entre seus sucessos estão "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" (1966) e "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" (1968).

A "Retrospectiva Cinema Maldito de Zé do Caixão" vai exibir três longas rodados na década de 60. Ele também participará de um workshop de interpretação e estará no lançamento do livro "Maldito", de Barcinski e Finotti.

Leia também:

  • Cine Ceará mostra 5 longas inéditos no país e lembra Zé do Caixão

  • Governo do Ceará dá R$ 500 mil à produção de cineastas locais


  • Na internet:

  • Página oficial do Cine Ceará

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página