Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2000 - 12h29

''Estorvo'' e ''Quase Nada'' estarão no Festival de Cinema de Gramado

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

Dois dos três longas que participarão da mostra competitiva do 28º Festival de Cinema de Gramado (cinema latino e brasileiro) foram anunciados hoje de manhã em Porto Alegre pela organização do evento, que acontece entre 31 de julho e 5 de agosto. ''Estorvo'' (2000), de Ruy Guerra, e ''Quase nada'' (2000), de Sérgio Rezende, foram confirmados. Um terceiro longa nacional deverá ser inscrito nos próximos dias.

Entre os brasileiros que ainda poderão concorrer estão ''Minha Vida em suas Mãos'', de José Antônio Garcia, e ''Hora marcada'', de Marcelo Taranto.

Além dos três filmes brasileiros, foram confirmados os títulos de cinco longas internacionais (latinos). Nos próximos dias, será anunciado um sexto.

A mostra competitiva de longas reúne, portanto, seis estrangeiros e três brasileiros. Os estrangeiros são ''El mismo amor, la misma lluvia'' (Argentina, 1999), de Juan José Campanella; ''Las profecías de Amanda'' (Cuba,1999), de Pastor Vega; ''El pianista'' (Espanha, 1998)), de Mario Gas; ''Santitos'' (México, 1997), de Alejandro Springall; e ''Pantaleón y las visitadoras'' (Peru, 1999), de Francisco Lombardi, baseado no livro homônimo de Mario Vargas Llosa.

Uma das novidades anunciadas ontem para o festival é a venda de ingressos a preços populares em apresentações matinais. Nas seções noturnas, o valor será de R$ 10. Nas que serão projetadas pela manhã, R$ 5.

Pré-estréias

Haverá algumas pré-estréias. Serão apresentados, por exemplo, ''La vendedora de rosas'' (Colômbia), de Victor Gavíria; ''Leste/oeste'' (França), de Regis Wargnier; e ''Capitães de abril'' (Portugal), de Maria Medeiros.

Entre as pré-estréias, destacam-se dois filmes que tratam da vida de personalidades culturais. O documentário (com momentos de ficção) argentino ''Borges, los libros y las noches'' (1999), de Tristan Bauer, mostra a obra e a vida de Jorge Luis Borges, um século depois do seu nascimento. No espanhol ''A propósito de Buñoel'' (1999), rodado em Paris, Nova York, México, Los Angeles e Madri, 70 pessoas depõem sobre a vida e a obra de Luis Buñoel.

Do Brasil, haverá a pré-estréia de ''Senta a pua!'' (1999), de Erik de Castro. O homenageado com o Troféu Oscarito será o ator e diretor Paulo José.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página