Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2000 - 04h32

Coreografia de 'Subsolo' transporta ao palco impressões do metrô

Publicidade

ANA FRANCISCA PONZIO
da Folha de S. Paulo

Com formação abrangente e experiências em diversos países, como Suécia, França, Finlândia, Dinamarca, Venezuela e México, a bailarina e coreógrafa americana Holly Cavrell radicou-se no Brasil em 1989. Desde então, vem trabalhando no departamento de artes corporais da Unicamp, onde formou a Cia. Domínio Público.

A partir de hoje, no Centro Cultural São Paulo, o grupo apresenta "Subsolo", concebido por Holly a partir de referenciais do metrô. Sobre este símbolo urbano, o elenco desenvolveu uma pesquisa fundamentada nas conexões entre os sentidos e a memória, estimulados pelos ambientes dos trens metropolitanos.

Após uma coleta conjunta de dados, registrados em diários de campo, fotos, gravações sonoras e textos, Holly também estimulou, entre os oito bailarinos do grupo, a memória corporal dessas experiências urbanas. Por meio de improvisações, o elenco colaborou com o desenvolvimento de uma tessitura coreográfica, cujo conteúdo prescinde de elementos convencionais de narração.

Ao som de um mosaico sonoro que vai de Bach a Adriana Calcanhotto, "Subsolo" transcorre como uma sucessão rápida e mutante de impressões e sensações.

Nascida em Nova York, Holly conviveu com expoentes da dança moderna norte-americana. Na adolescência, estudou com Alwin Nikolais (1912-1992), que concedeu um novo tipo de encenação à dança, antecipando os espetáculos multimídia. Mais tarde, nos anos 70, Holly dançou no grupo de Martha Graham. Disposta a ampliar suas informações, ela viajou pelo mundo como bailarina, professora e coreógrafa, chegando ao Brasil para se firmar principalmente na carreira pedagógica.

Espetáculo: Subsolo, com a Cia. Domínio Público
Quando: de hoje a sáb., às 20h; dom., às 19h
Onde: Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro, 1.000, tel. 0/xx/11/3277-3611)
Quanto: R$ 5

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página