Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2001 - 15h55

Vencedor do Prêmio Camões 2001 será anunciado amanhã em Lisboa

Publicidade

da Agência Lusa, em Lisboa

O vencedor da 13ª edição do Prêmio Camõesvai ser anunciado amanhã em Lisboa, foi divulgado hoje pelo Ministério da Cultura de Portugal.

Instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, o prêmio, cujo valor chega a US$ 50,7 mil, tem como objetivo consagrar, anualmente, um autor de língua portuguesa que tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua comum.

Autran Dourado, autor brasileiro, recebeu o prêmio em 2000. No ano anterior, a vencedora foi a escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.

Nas edições anteriores foram também premiados os autores brasileiros Antônio Cândido de Mello e Sousa (1998), Rachel de Queiroz (1993) e João Cabral de Mello Neto (1990), os escritores portugueses Eduardo Lourenço (1996), o vencedor do Nobel José Saramago (1995) e Vergílio Ferreira (1992) e Miguel Torga (1989). Pepetela (1997) e José Craveirinha (1991) foram os escritores africanos agraciados.

O júri do Prêmio Camões é composto por seis membros, dos quais três são de nacionalidade portuguesa e os outros três de nacionalidade brasileira, devendo ser designados, segundo o regulamento, entre personalidades de reconhecido mérito cultural e literário.

Este ano foram nomeados jurados portugueses as professoras universitárias Isabel Allegro de Magalhães e Maria Irene Ramalho dos Santos, bem como o escritor José Manuel Mendes. Pelo Brasil, integram o júri o embaixador Alberto da Costa e Silva, o professor universitário Dionísio Toledo e o escritor Carlos Heitor Cony.

O júri se reúne amanhã para a escolha do vencedor, e o anúncio feito pelo ministro da Cultura de Portugal, Augusto Santos Silva, por volta das 17h em Lisboa (13h de Brasília).

Leia mais notícias da Agência Lusa

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página