Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2001 - 11h48

Exposição de artistas baianos homenageia Jorge Amado em Portugal

Publicidade

da Agência Lusa, em Lisboa

Uma homenagem a Jorge Amado e a divulgação e difusão da pintura baiana são os objetivos da exposição "A Bahia do Jorge Mais Amado" que pode ser visitada no restaurante "Aquarela do Brasil" nas proximidades de Lisboa.

Ruy de Andrade, Danny Anas da Bahia e Markus Nascimento são os artistas que mostram os seus trabalhos na exposição, que ocorre até o final de julho.

Taylor Gonçalves, natural do Rio Grande do Sul e sócio do restaurante, explicou que a exposição pretende homenagear Jorge Amado e a sua terra natal, daí os três artistas baianos mostrarem nos seus quadros a Fundação Casa de Jorge Amado e alguns locais que o escritor divulgou nas suas obras.

A exposição tem também a finalidade de mostrar e divulgar junto do público português as paisagens e o povo da Bahia, retratados nas telas através das culturas do cacau, as baianas, a capoeira, a feira, os pescadores, o Pelourinho, segundo Taylor Gonçalves, brasileiro que mora em Portugal há nove anos.

Além das cerca de 20 telas expostas, os três pintores escolheram também alguns dias da exposição para, na porta do restaurante, pintarem ao vivo para os clientes e retratarem a pintura baiana.

Ruy de Andrade, Dany Anas da Bahia e Markus Nascimento fazem parte, em Salvador, da Associação Naif, um projeto que tem como finalidade despertar o interesse pela pintura nos meninos de rua.

Segundo Taylor Gonçalves, os três baianos têm a intenção de organizar em Portugal uma exposição para conseguir fundos para as crianças dos países africanos de expressão portuguesa. Atualmente, estão à procura de uma entidade que patrocine a iniciativa.

Ele disse também que o restaurante típico "Aquarela do Brasil" é "um espaço de arte e culinária", que além de divulgar a gastronomia das várias regiões do Brasil também organiza com frequência exposições, noites de poesia, lançamentos de livros e de CDs de artistas brasileiros.

Como exemplo, citou os domingos quando os empregados se vestem de gaúchos, falam com sotaque do sul e servem pratos típicos dessa região.

Leia também notícias sobre a saúde de Jorge Amado

Leia mais notícias da Agência Lusa
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página