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19/07/2001
-
16h04
free-lance para a Folha Ribeirão
O resgate da arte circense e a comunicação com o público são os principais objetivos da trupe de teatro-circo Parlapatões, Patifes e Paspalhões.
De acordo com o ator Raul Barretto, o circo foi empobrecendo e perdendo seu público por causa do crescimento das cidades.
Para ele, a beleza e a magia dos espetáculos circenses foram sendo substituídos por roteiros de passeios, apresentações em casas de shows, teatro e televisão.
Barretto disse que uma das melhores coisas que o circo tem é o contato mais direto com o público. "Mesmo o teatro, que parece oferecer uma proximidade maior, não proporciona esse tipo de contato com as pessoas."
Para ele, até a forma como o palco é construído contribui para essa distância. "Os atores ficam lá em cima, separados. O contato fica mais difícil."
Dessa forma, ele afirma que uma das saídas é o teatro de rua. Mesmo tendo diminuído o número de apresentações, a história dos Parlapatões sempre esteve ligada a esse tipo de arte, que também é similar ao circo.
Para Barretto, a mescla de teatro e circo vem atraindo cada vez mais adeptos. "Quem exerceu grande influência para isso foi o Cacá Rosset", disse.
O que se chama hoje de "novo circo", Barretto abomina. "Isso não passa de um rótulo para dar um ar mais atual."
Grupo Parlapatões resgata técnicas circenses em Ribeirão
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O resgate da arte circense e a comunicação com o público são os principais objetivos da trupe de teatro-circo Parlapatões, Patifes e Paspalhões.
De acordo com o ator Raul Barretto, o circo foi empobrecendo e perdendo seu público por causa do crescimento das cidades.
Para ele, a beleza e a magia dos espetáculos circenses foram sendo substituídos por roteiros de passeios, apresentações em casas de shows, teatro e televisão.
Barretto disse que uma das melhores coisas que o circo tem é o contato mais direto com o público. "Mesmo o teatro, que parece oferecer uma proximidade maior, não proporciona esse tipo de contato com as pessoas."
Para ele, até a forma como o palco é construído contribui para essa distância. "Os atores ficam lá em cima, separados. O contato fica mais difícil."
Dessa forma, ele afirma que uma das saídas é o teatro de rua. Mesmo tendo diminuído o número de apresentações, a história dos Parlapatões sempre esteve ligada a esse tipo de arte, que também é similar ao circo.
Para Barretto, a mescla de teatro e circo vem atraindo cada vez mais adeptos. "Quem exerceu grande influência para isso foi o Cacá Rosset", disse.
O que se chama hoje de "novo circo", Barretto abomina. "Isso não passa de um rótulo para dar um ar mais atual."
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