Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2000 - 03h02

Grupo Silvio Santos fecha cerco contra teatro Oficina

Publicidade

VALMIR SANTOS
da Folha de S.Paulo

O Grupo Silvio Santos anunciou ontem um investimento de cerca de R$ 75 milhões para construir um shopping no quarteirão onde está localizado o teatro Oficina, na Bela Vista, em São Paulo. O teatro permanecerá no local, cercado pelo shopping.

É o mais duro golpe no embate que o diretor José Celso Martinez Corrêa, fundador do grupo Teatro Oficina Uzyna Uzona, vem travando com Silvio Santos, dono de praticamente todo o quarteirão _a área a ser construída no empreendimento é de quase 55 mil m2.

Há duas décadas, o empresário busca comprar ou integrar ao shopping o teatro da rua Jaceguai, 520, considerado patrimônio histórico desde 1982.

A construção do Bela Vista Festival Center, como foi batizado o empreendimento, deve começar no primeiro semestre de 2001, com inauguração em 2003.

O arquiteto Julio Neves, presidente do Masp, fez o esboço do projeto em 1991. Levou cinco anos (1993-1998) para obter a liberação de órgãos de conservação do patrimônio, no caso o Condephaat (97), estadual, e o Conpresp (98), municipal.

Laudos emitidos por esses órgãos dizem que a obra não afetará o Oficina, o que Zé Celso, amparado por arquitetos, advogados e intelectuais, rejeita. No dia 22 de março passado, o "Diário Oficial do Município" publicou despacho do prefeito Celso Pitta (PTN) autorizando a obra.

"Estamos até favorecendo o Oficina, com um empreendimento na área cultural", diz o engenheiro Eduardo Velucci, da Sisan Empreendimentos Imobiliários, um dos porta-vozes do grupo.

Zé Celso não cede. Hoje, às 19h, transforma em protesto o lançamento do livro "Teatro Oficina, 1980-1984", que escreveu com Lina Bo Bardi (1914-92) e Edson Elito. Os dois arquitetos, ao lado de Marcelo Suzuki e Paulo Mendes da Rocha, desenharam um projeto de intervenção urbana que ainda não saiu do papel e conflita com o shopping.

Leia também:
Zé Celso recorrerá ao Ministério Público
Livro conta história arquitetônica

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página