Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2001 - 11h30

Morre Maurice de Bevere, criador de "Lucky Luke"

Publicidade

da France Presse

Maurice de Bevere, 77, conhecido por Morris, o criador do famoso caubói dos quadrinhos "Lucky Luke", faleceu na segunda-feira passada, em Bruxelas, anunciou hoje, em Paris, a editora Edições Dargaud.

Morris nasceu em Courtrai, Bélgica, em 1º de dezembro de 1923, e faleceu em razão de uma embolia, em Bruxelas.

Morris foi o autor de 87 álbuns de histórias cujo protagonista foi famoso e frágil caubói Lucke -"que dispara mais que sua sombra"-, criado em 1947.

Poliglota, o desenhista viveu nos Estados Unidos de 1948 a 1954, época em que conheceu o prolífico roteirista René Goscinny, com quem colaborou até a morte deste, em 1977.

Goscinny, nascido em Paris, em 1926, passou a infância e a adolescência em Buenos Aires para, depois, instalar-se também em Nova York, onde trabalhou com o fundador da revista Mad, Harvey Kurtzman.

Depois da morte de Goscinny, em 1977, Morris decidiu continuar publicando álbuns sozinho ou com sua equipe de desenhistas.

"Lucky Luke" foi e é uma estrela indiscutível do mundo comic. Foi traduzido para 30 idiomas e vendeu mais de 300 milhões de exemplares no mundo.

"Lucky Luke" também foi o protagonista de mais de uma centena de desenhos animados, quatro longas-metragens e 56 vídeos.

Morris recebeu inúmeras distinções, mas apreciava em particular a medalha que lhe concedeu a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1988, por ter troca em seus desenhos o eterno cigarro nos lábios do herói por um capim.

Outro prêmio de que Morris se orgulhava era o Grande Prêmio Especial do 20º aniversário do Salão Internacional da História em Quadrihos de Angulema (França).

Em suas últimas entrevistas Morris gostava de repetir: "Toda as manhãs, abro o jornal na página de obituário. Como não vejo meu nome, começou a trabalhar".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página