Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2001 - 18h32

MinC lança concurso de documentários inéditos

Publicidade

da Folha Online

Foi lançado hoje, em São Paulo, o Concurso de Documentários Inéditos realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a Fundação Cultural Palmares. A portaria que institui o concurso foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

O concurso, que premiará 13 projetos este ano, vai homenagear a cultura negra e premiará três concorrentes afro-brasileiros. Os projetos apresentados pelos candidatos a estes prêmios deverão ser relacionados à arte, à história e à experiência contemporânea do povo negro.

Outra novidade será a premiação de três estreantes. Cada premiado receberá o valor de até R$ 80 mil para a realização do projeto. Os documentários deverão ser inéditos e ter duração de 52 minutos.

Os projetos devem abordar temas da diversidade cultural brasileira, como a cultura afro-brasileira, o patrimônio histórico artístico e cultural do país, a música brasileira, popular e erudita, as diferentes expressões das artes cênicas (teatro, dança, ópera e circo), as festas regionais populares e temas da literatura brasileira.

Em 1999 o concurso premiou 12 documentários de média-metragem, como "Vida, Paixão e Morte do Padre Cícero na Terra da Mãe das Dores", "Brasília dos 500 Anos" e "A Negação do Brasil a História do Negro na Telenovela Brasileira".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página