Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2001 - 18h23

Primeira publicação sobre Amado após sua morte sai em setembro

Publicidade

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

A próxima publicação sobre o escritor Jorge Amado a ser lançada no Brasil virá com um selo de legitimidade concedido pelo próprio escritor, o da Fundação Casa de Jorge Amado, responsável por todo o acervo do escritor e de sua mulher, Zélia Gattai.

Reprodução
Retrato de Jorge Amado de
autoria de Cândido Portinari
"O Universo de Jorge Amado", que deverá ser lançado em setembro, é uma retrospectiva de toda a obra do escritor até seu último livro, "O Milagre dos Pássaros", publicado no Brasil em 1997.

O livro mostra as capas de todos os títulos publicados pelo autor em várias línguas, reunindo 1.550 capas. Cada obra será acompanhada de um comentário feito na época de seu lançamento. Organizado cronologicamente, o livro começa com as capas de "O País do Carnaval" acompanhadas pelo trecho de uma análise de Marques Rebelo.

Segundo Claudius Portugal, diretor-adjunto da fundação e organizador do livro, foi difícil estabelecer um critério para a seleção dos textos, mesmo obedecendo a uma ordem cronológica. "Muito se escreveu sobre Jorge Amado e sua obra. Foi difícil escolher", disse. Para o organizador, os textos sobre as obras mais recentes apresentaram uma dificuldade especial porque "os comentários em geral já não eram mais sobre um livro específico, mas sobre toda a obra"

Na escolha, além da cronologia Portugal optou por não repetir nomes. Assim, cada crítico ou comentarista é citado apenas uma vez, mesmo que tenha escrito sobre várias obras. Entre os textos selecionados estão os de autoria de Jean-Paul Sartre, Hélio Pellegrino, Mário de Andrade, Otto Lara Resende, Mario Vargas Llosa, Albert Camus, João Ubaldo Ribeiro, Pablo Neruda, Simone de Beauvoir e Antonio Callado, entre outros.

O livro também apresenta outros aspectos interessantes da obra de Amado. Assim como trechos de comentários de críticos e literatos, a menção a cada obra virá acompanhada das ilustrações presentes nas edições. Outra curiosidade do livro é a reprodução da carta de aceitação de Augusto Frederico Schmidt para publicação do romance "País do Carnaval", de 1931. "A idéia é fazer um livro de caráter didático sobre a obra do escritor", disse Portugal, que vem trabalhando no projeto há um ano.

Um aspecto que acentua o caráter didático da obra é a divisão dos textos por gêneros literários: romances, novelas, guias de viagem e teatro infantil, entre outros.

A publicação, que deve ter entre 200 e 300 páginas, será lançada em setembro e terá como capa um retrato do escritor, como os feitos por Cândido Portinari e Giuseppe Giannini Pancetti.

Os textos inacabados do autor - "Bóris, O Vermelho" e "'A Apostasia Universal de Água Brusca' - também deverão ser doados pela família à fundação.

Em novembro acontecerá o seminário "Anos 30- Cultura e Política", sobre os escritores dos anos 30, em homenagem a Jorge Amado. O seminário será uma realização da Universidade Federal da Bahia, da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação Casa de Jorge Amado.

Leia mais notícias sobre a morte de Jorge Amado
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página