Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2001 - 13h28

Free Jazz Project começa hoje no Rio com produção alternativa

Publicidade

da Folha Online

A primeira edição do Free Jazz Project desembarca hoje na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, dando uma mostra do cenário musical alternativo do país.

O evento, que vai até o dia 11, sábado, aposta em possibilidades sonoras diversas como o mix do rap com o rock, o pop e o soul, ou do reggae com o maracatu e da MPB com o eletrônico, e traz nomes como Nação Zumbi, Mamelo Sound System e Aricia Mess.

Idealizado por Bruno Levinson, o Free Jazz Project pretende mostrar para o público o que está sendo produzido no cenário alternativo musical, de norte a sul do país.

Ao todo, serão nove atrações - três por dia - que vão se apresentar sempre a partir das 21h30m, em shows inéditos de 45 minutos cada um.

A abertura será feita com a MPB temperada com batidas afro-brasileiras e pitadas de música eletrônica da niteroiense Aricia Mess. Em seguida será a vez dos mineiros do Berimbrown e o seu "congopop", que mistura capoeira, funk, soul, rap e reggae. Fechando a noite, o Nação Zumbi promete levar o mangue beat às últimas consequências.

A noite do dia 10 será aberta pelo carioca B.Negão (Planet Hemp) e seu hip-hop multifacetado. Os paulistas do Mamelo Sound System, que tocam na sequência, também apostam no hip-hop, mas somam a ele um pouco de funk, soul, drum'n'bass e dub. Encerrando o segundo dia de Free Jazz Project, o Comunidade Nin-Jitsu mostra a cara do rock alternativo feito em Porto Alegre com doses de hip-hop.

No dia 11 o festival começa com o country-core da banda carioca Matanza. Revelação da cena alternativa nordestina, os paraibanos do Pau de Dar em Doido sobem ao palco do Free Jazz Project em seguida, para "embolar" o público com um mangue beat cheio de infuências populares. Fechando a grade de shows do evento, o pernambucano Otto mostra sua leitura do beat nordestino e suas vertentes. Uma grande festa comandada pelo DJ Dolores encerra o festival.

Depois do Rio de Janeiro, o Free Jazz Project segue para Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. Cada praça terá suas atrações exclusivas. Ao todo serão 30 shows inéditos em 10 dias de evento.

Três das atrações serão selecionadas pela curadoria do Free Jazz Festival para fazer parte de sua 16ª edição, que acontece no final de outubro no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O quê: Free Jazz Project - Rio de Janeiro
Onde: Marina da Glória (av. Infante Dom Henrique s/nº, Centro)
Quando: 9, 10 e 11 de agosto, a partir das 21h30m
Quanto: R$ 20 (estudantes com carteira da UNE pagam meia-entrada)
Vendas: Livrarias Saraiva dos shoppings Rio Sul e New York City Center. Vendas on line pelo site www.freejazzproject.com.br. Vendas pelo telefone: 0800 13 6666.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página