Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2001 - 11h49

Festival de Gramado entra na reta final com disputa acirrada de longas

Publicidade

da Folha Online, em Gramado (RS)

Leia mais sobre inverno
O 29º Festival de Gramado do Cinema Brasileiro e Latino entra na sua reta final com uma boa safra de curtas-metragens nacionais e uma disputa acirrada entre os longas. Neste ano, o festival voltou a valorizar o cinema nacional e vai premiar as produções brasileiras em categorias distintas das latinas.

O embate final está entre "Memórias Póstumas", de André Klotzel, que em 1985 apresentou um dos melhores filmes nacionais da época, "A Marvada Carne", e "Bufo & Spallanzani", de Flávio R. Tambellini, que já levou quatro prêmios em Miami (EUA).

O filme de Klotzel, que traz no elenco Reginaldo Faria, Petrônio Gontijo, Viétia Rocha, Sônia Braga, Otávio Muller, Marcos Caruzo, Stepan Nercessian, Débora Duboc, Walmor Chagas e Nilda Spencer, foi exibido ontem em Gramado (RS) no Palácio dos Festivais.

"Bufo & Spallanzani", cujo elenco também é formado por estrelas como José Mayer, Tony Ramos, Maitê Proença, Juca de Oliveira, Isabel Guerón, Gracindo Júnior, Zezé Polessa, Mateus Nachtergaele, Milton Gonçalves e Otávio Augusto, será exibido nesta sexta-feira à noite.

É a primeira vez que ambos os filmes concorrem em um festival brasileiro. Eles já foram exibidos em outros festivais, mas apenas em apresentações especiais.

Além do elenco, os filmes têm grandes nomes na produção. "Memórias Póstumas" traz os diálogos divertidos e inteligentes de José Roberto Torero. "Bufo & Spalanzani" conta com o forte roteiro de Patrícia Mello, Flávio R. Tambellini e Rubem Fonseca.

Outros três filmes estão na competição: "Duas Vezes com Helena", de Mauro Farias, que traz no elenco Fábio Assunção e Christine Fernandes; "Urbania", de Flávio Frederico, que retrata uma São Paulo em bairros que perderam seu glamour; e "Netto perde sua Alma", de Beto Souza e Tabajara Ruas, filme gaúcho que entra na competição de Gramado 17 anos depois da participação de uma produção do Sul no festival.

Os favoritos de Gramado serão lançados ainda neste mês nos cinemas. "Memórias Póstumas", que conta de forma divertida a história de Brás Cubas, de Machado de Assis, estréia na próxima sexta-feira, dia 17; "Bufo & Spallanzani", adaptação do thriller policial de Rubem Fonseca, chega aos cinemas no próximo dia 31.

Dentre todos, "Memórias Póstumas" e "Bufo & Spallanzani" são candidatíssimos ao Kikito (prêmio do festival) de melhor filme e a uma lista de outros prêmios.

Serão distribuídos 14 troféus Kikito, no total: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro, melhor montagem, melhor fotografia, melhor música, melhor direção e arte, prêmio especial do júri; prêmio da crítica e prêmio do júri popular.

Os filmes latinos também concorrem em Gramado, a três Kikitos: melhor filme, prêmio da crítica e prêmio do júri popular. Estão sendo apresentados "25 Watts" (Uruguai), "Coronación" (Chile), "Un Amor de Borges" (Argentina) e "Yoyes" (Espanha).

Curtas

A boa safra de curtas-metragens está em Gramado representada por vários filmes que ganharam prêmios em outros festivais, como "Sinistro" (vencedor do Festival Internacional de Brasília) e "A Canga" (vencedor do Cine Ceará), entre outros.

O curta paraense "Mulheres Choradeiras", outra boa revelação do cinema brasileiro; "Coruja", que retrata a história de Bezerra da Silva nos morros cariocas; e "Palíndromo", editado de trás para a frente, também mostram o avanço do gênero.

O 29º Festival Internacional de Gramado termina neste sábado, dia 11, quando serão entregues os troféus Kikito, em cerimônia no Palácio dos Festivais.

Leia mais notícias sobre inverno
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página