Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2001 - 18h51

Prêmio Jorge Amado homenageia escritor no dia em que faria 89 anos

Publicidade

da Folha Online

No dia em que completaria 89 anos de idade, o escritor Jorge Amado, morto na última segunda-feira, foi homenageado com a criação de um prêmio literário.

O lançamento do Prêmio Literário Jorge Amado, que aconteceu no Palácio de Ondina, em Salvador, contou com a presença do ex-senador Antônio Carlos Magalhães. Na ocasião, ACM disse que se a mulher do escritor, Zélia Gattai, for indicada para substituir Jorge Amado na Academia Brasileira de Letras, estará se fazendo justiça não somente à pessoa que, na sua opinião, não conheceu outra igual no apoio ao marido, como também pela escritora que se revelou.

Jorge Amado ocupou por 40 anos a cadeira 23 da academia, cujo patrono é José de Alencar e que pertenceu ao escritor Machado de Assis.

Instituído pelo governador César Borges, o regulamento do prêmio está sendo preparado pela Secretaria da Cultura e Turismo e será conhecido durante a Semana da Cultura, no dia 05 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Cultura. O vencedor ganhará R$ 100 mil por trabalho individual ou obra conjunta.

Poderão concorrer ao prêmio pessoas de todo o país através de trabalhos literários e expressões artísticas, publicados ou inéditos, que representem a obra de Amado e elaborados no período entre 10 de agosto de 2001 e 10 de agosto de 2002.

Será contemplado um único trabalho de pessoa física ou jurídica em literatura, imagem e som, teatro, artes plásticas ou música. A divulgação do premiado será feita pelo Diário Oficial do Estado e jornais de grande circulação no país

O vencedor será escolhido por uma comissão julgadora, constituída pelo governador, que será formada por membros da Academia Brasileira de Letras e da Fundação Casa de Jorge Amado. O prêmio será entregue anualmente sempre na Bahia, na data do aniversário do escritor.

Para João Jorge, filho do escritor, a premiação "significa mais que uma homenagem a Jorge Amado, é mais um passo no desenvolvimento da cultura, da maior importância nacional e internacional". João Jorge afirmou que sua família ficou comovida com a homenagem, porque o "prêmio é associado ao aniversário do escritor; à vida e não à morte".

Leia mais notícias sobre a morte de Jorge Amado
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página