Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2001 - 23h48

Filme baseado em Machado de Assis vence em Gramado

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de Entretenimento da Folha Online

Leia mais sobre inverno
O longa-metragem "Memórias Póstumas", do cineasta André Klotzel, foi o grande vencedor do 29º Festival de Gramado do Cinema Brasileiro e Latino. O filme, baseado na obra de Machado de Assis, traz de forma bem humorada a história de vida de Brás Cubas, com figurino e cenário de época.

Os troféus Kikito, marca do maior e mais importante festival e cinema brasileiro, foram distribuídos na noite de sábado em Gramado (RS), num festival cheio de estrelas da TV e da indústria cinematográfica.

Em uma disputa acirrada, Klotzel, que brilhou no cinema brasileiro em 1985 com "A Marvada Carne", ganhou cinco prêmios com o filme, no total. Quatro foram do júri e um da crítica especializada.

"Memórias Póstumas" recebeu os prêmios de melhor roteiro, melhor atriz coadjuvante (para Sônia Braga), melhor direção, melhor filme (um pelo júri e outro pela crítica especializada).

O filme estréia nos cinemas do país no próximo dia 17, com 46 cópias, que serão distribuídas nas principais capitais.

Outros prêmios

"Bufo & Spallanzani", de Flávio R. Tambellini, teve quatro prêmios, e o épico gaúcho "Netto Perde Sua Alma" também conseguiu quatro troféus Kikito, dos quais três foram escolhidos pelo júri e um pelo público do festival.

O filme de Flávio R. Tambellini é baseado em um thriller policial de Rubem Fonseca que conta a história de um assassinato, envolvido numa misteriosa alquimia com sapos. "Bufo & Spallanzani" ganhou os prêmios em Gramado por melhor atriz (Isabel Guerón), melhor direção e arte (Gualter Pupo Filho), melhor ator coadjuvante (Juca de Oliveira) e melhor ator (Tony Ramos).

"Buffo & Spallanzani" estará nos cinemas no próximo dia 31.

Já o épico "Netto Perde sua Alma", de Beto Souza e Tabajara Ruas, recebeu os troféus Kikito por melhor música (Celau Moreira), melhor montagem (Lígia Walper), melhor filme escolhido pelo público e um prêmio especial do júri. Com o filme, o cinema gaúcho voltou a ser representado em Gramado, após 17 anos.

O filme "Urbania", de Flávio Frederico, recebeu um prêmio, por melhor fotografia (Jacques Cheuiche). Já o longa-metragem "Duas Vezes com Helena", que traz Fábio Assunção e Christine Fernandes como protagonistas, não levou nenhum Kikito.

CONHEÇA OS MELHORES LONGAS DE GRAMADO

VEJA A LISTA DOS CURTAS VENCEDORES

CONFIRA OS LATINOS PREMIADOS EM GRAMADO

Leia mais notícias sobre inverno
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página