Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2001 - 15h54

Projeto "Curta Teatro" apresenta espetáculos a preços populares

Publicidade

da Folha Online

A partir desta terça-feira, dia 14, o Teatro Hilton volta a apresentar, a preços populares, o programa "Palavras e Palavrões", do projeto "Curta Teatro".

O "Curta Teatro" é um ciclo de montagens de textos de curta duração. Esta é a quarta edição do projeto, apresentada no Teatro Hilton. O programa, intitulado "Palavras e Palavrões", condensa dois espetáculos que abordam a literatura.

Nesta edição serão apresentados "Versos à Boca da Noite", com Milton Andrade e direção de Marcelo Gianini, e "Encontro Teatro", com Ariclê Perez e direção de Paulo Autran.

As peças têm 50 minutos de duração e serão apresentadas uma após a outra, permanecendo em cartaz durante todas as terças e quartas-feiras até novembro de 2001.

Para incentivar a ida de estudantes ao teatro, os alunos de 8ª série ao 3º colegial de escolas públicas terão entrada gratuita, bastando apenas a escola se cadastrar nos telefones do Teatro Hilton. Para o público em geral, o preço único para assistir aos dois espetáculos juntos é de R$ 20.

Espetáculos

Quarenta e cinco textos de poetas modernistas brasileiros compõem "Versos à Boca da Noite". Nele estão presentes obras de Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Cassiano Ricardo, Mário Quintana, Thiago de Mello, Cecília Meirelles e, ainda, Humberto de Campos e Raul de Leone, que não pertencem ao modernismo.

O espetáculo está fundamentado na visão de Manuel Bandeira sobre a morte, sua fiel companheira de todos os dias. Quando as luzes se acendem, um poeta tenta inutilmente conciliar o sono, quando recebe a visita da morte sob a forma de uma implacável e suave figura. A presença dessa mulher é o ponto de partida para uma rememoração dos fatos do passado, que se constituirá no corpo do espetáculo.

A leitura dos poemas permite conhecer a vida de um poeta imaginário, que não é exatamente nenhum dos escritores citados, mas ganha uma existência tão concreta que parece ter vivido entre os literatos.

Já "Encontro Espetáculo" nasceu da memória e do encontro de Paulo Autran com Ariclê Perez, que pesquisaram muitas obras-primas da literatura antes de selecionarem os textos encenados na peça, que foi criada em forma de mosaico, com uma cena de cada vez e um personagem em cada cena. A luz que ilumina o vitral ou a mão que gira o brinquedo procura sempre revelar cores e movimentos da alma feminina.

Todas as cenas são focadas na mulher e extraídas de textos de Shakespeare, Carlos Drummond de Andrade , August Strinberg, Ibsen, Luís Fernando Veríssimo, Anne Frank, Brecht, James Joyce, Friedrich Engels, Jean Giradoux, George Barcat, além de um texto do próprio Paulo Autran inspirado em Tennessee Williams.

O quê: Projeto Curta Teatro - Programa Palavras e Palavrões
Onde: Teatro Hilton (av. Ipiranga, 165, São Paulo)
Quando: a partir de 14 de agosto. Todas as terças e quartas-feiras de 2001, às 20h30
Quanto: R$ 20
Informações: 0/xx/11/259-6508
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página