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15/08/2001 - 03h57

Vídeos perdem espaço na MTV para programas de comportamento

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CLAUDIA ASSEF
da Folha de S. Paulo

Quem assistir ao Video Music Brasil, que vai ao ar amanhã pela MTV, a partir das 22h, terá a chance de ver, pelo menos por alguns instantes, os 53 videoclipes que concorrem na premiação.

Na ocasião, os clipes, antigos astros da programação da emissora, voltam a ser destaque, no lugar de programas sobre comportamento, entrevistas, paquera etc. etc., que têm tomado conta do canal.

Ainda na área das atrações musicais, o VMB apresentará parcerias inéditas, como a dupla Rodolfo (ex-Raimundos) e a banda Natirus, além de uma aparição de Roberto Carlos, que deve se apresentar no formato acústico.

Hoje, segundo a MTV, os videoclipes ainda povoam de 60% a 70% da programação. Porém no horário nobre a atenção se volta para o entretenimento não musical de atrações como "Fica Comigo", "Meninas Veneno", "Erótica". No passado, os clipes tinham como rivais uma ou outra atração importada e drops de notícias.

"Essa percepção acontece por causa do sucesso que os programas alcançaram. De conteúdo musical no horário nobre, só mesmo o [programa] "Piores Clipes". Mas, comparado ao ano passado, a quantidade de música é a mesma", calcula o diretor-geral da emissora, André Mantovani, 36. "É mais fácil fazer barulho com o [programa] "Fica Comigo" do que com o novo clipe do U2."

O diretor de programação da emissora, Zico Góes, 37, também fala sobre os programas de entretenimento: "Essa é uma história um pouco antiga. A MTV foi se divorciando do modelo "apenas videoclipe" ao longo da existência dela. Isso começou quando investimos em jornalismo. O ano de 95 foi um marco, com Astrid e Cazé fazendo programas que falavam do universo jovem", diz. E completa: "A MTV é uma emissora musical, mas ela se expressa também em programas que não têm tanta relação com clipes".

À frente dos programas "que não têm tanta relação com clipes" estão os VJs, figuras que muitas vezes entram como desconhecidos e tornam-se celebridades.

Foi assim com Zeca Carmargo (hoje no "Fantástico", da Globo), Babi ("Programa Livre", do SBT), Sabrina ("Superpositivo", da Band), Astrid ("Melhor da Tarde", da Band).

Este ano, o VMB será apresentado pelo VJ sensação Marcos Mion, do programa "Piores Clipes do Mundo", um dos líderes de audiência da MTV.

A contar pela receita publicitária do primeiro semestre deste ano, a fórmula "mais entretenimento, menos música" agrada. Com apenas 1 ponto de audiência média, segundo o Ibope, a emissora foi a que mais cresceu em venda de anúncios no período. "Estamos no azul", resume Góes. "É um reconhecimento do mercado", completa Mantovani.

O VMB, em sua sétima edição, também aponta tendências. Estão fora premiações para melhores clipes de axé e pagode. "Eles não fazem mais parte do gosto da audiência. Em 99, a moçada das classes A e B, que é o público para quem a MTV fala, estava curtindo", diz Góes. E o funk? "Esse não deu tempo nem de entrar antes de sumir", diz Mantovani.

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