Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2001 - 02h16

Televisão: Governo proíbe desenho violento antes das 20h

Publicidade

DANIEL CASTRO
da Folha de S. Paulo

Pela primeira vez na história recente, o governo brasileiro está censurando um desenho animado considerado violento. Em despacho publicado no "Diário Oficial" de anteontem, o Ministério da Justiça classificou como impróprio para menores de 12 anos o desenho animado japonês "Power Stone".

Os 26 primeiros capítulos da série, produzidos no ano passado, foram comprados pela TV Globo, que pretendia exibi-los na sua programação infantil, de manhã. Se a classificação do ministério for mantida, o programa não poderá ir ao ar antes das 20h.

"Power Stone" tem linguagem gráfica semelhante à de produções como "Pokémon" e "Digimon" e é tão violento como "Dragon Ball Z" -no ar na Band (18h) e na Globo (de manhã).

Na internet, o seriado japonês é descrito como uma saga de adolescentes lutadores, especializados em artes marciais. Alguns personagens são descendentes de ninjas. O protagonista, Falcon, "destrói o mal com movimentos rápidos e socos violentos".

A Globo pode recorrer do veto do Ministério da Justiça, mas teria que assumir compromisso de cortar cenas violentas, o que mutilaria o desenho. Também pode ignorar a classificação, pois a portaria do governo que obriga as emissoras a cumprirem os horários determinados pelo ministério está suspensa pela Justiça.
A Globo não se manifestou.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página