Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2001 - 03h36

Londres vê produção brasileira em festival

Publicidade

LEONARDO CRUZ
da Folha de S. Paulo, em Londres

O cinema brasileiro ganhará espaço nas salas de exibição britânicas no mês que vem -a produção nacional será o destaque do Latin American Film Festival, mostra anual que acontece em Londres pelo 12º ano seguido.

De 7 a 20 de setembro, 39 produções, entre longas e curtas, documentários e ficções, estarão sendo mostradas em três cinemas de Londres que normalmente exibem filmes de arte: Metro, Rio e Riverside Studios.

O Brasil estará representado na mostra com dez trabalhos, incluindo cinco longas-metragens de ficção. "Acredito que, dentro da América Latina, o Brasil é hoje o país que tem um cinema mais próspero, vibrante, tanto em número de filmes produzidos quanto em qualidade", disse à Folha Eva Kirkhope, cubana radicada no Reino Unido que dirige o festival desde sua primeira edição.

Um dos principais representantes brasileiros será o documentário "A Vida em Cana". Dirigido por Jorge Atalla, o filme mostra o cotidiano dos cortadores de cana do país e acaba de ser premiado como melhor documentário no Festival Internacional de Cinema de Rhode Island (EUA).

Além de Atalla, outro cineasta convidado do festival é Henrique Goldman, brasileiro radicado em Londres, diretor de "Princesa", obra que retrata a vida de um travesti brasileiro na Itália.

Ainda entre os longas de ficção, o Brasil estará presente com a comédia "Domésticas", de Fernando Meirelles e Nando Olival, e com "Brava Gente Brasileira", terceiro longa de Lúcia Murat, que acompanha a trajetória de um cartógrafo português que vai ao Pantanal no século 18.

Serão exibidos ainda dois policiais nacionais: "Tolerância", de Carlos Gerbase, e "Minha Vida em Suas Mãos", com direção de José Antônio Garcia e com Maria Zilda no elenco. A atriz também estará em Londres para o festival.

Entre os curtas brasileiros, destaque para "O Sanduíche", novo filme de Jorge Furtado, o mesmo que dirigiu os premiados "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda" e "Ilha das Flores".

Além dos filmes brasileiros, o festival latino trará produções de mais nove países, incluindo uma breve retrospectiva do cinema cubano. Pela segunda vez, será entregue um prêmio ao filme mais bem avaliado pelo público.

A organização do evento negocia a exibição da produção latina em outras salas do Reino Unido.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página