Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2001 - 20h24

Maestro Minczuk volta a Ribeirão Preto com Osesp

Publicidade

MARINA ROSSINI
free-lance para a Folha Ribeirão

A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) apresenta quarta-feira, às 21h, no Theatro Pedro 2º, em Ribeirão Preto, um concerto que marca o retorno do maestro Roberto Minczuk, 33, à cidade.

Depois de Ribeirão, a Osesp se apresenta em Bauru, Araraquara e Araras, fechando uma miniturnê pelo interior paulista.

O programa das apresentações da orquestra, que comemora neste ano seu quarto aniversário de reestruturação, vai ser o mesmo para as quatro cidades -Sinfonia nº 5 em Dó Menor, Op. 67, de Beethoven, Don Juan Op.
20, de Richard Strauss e Abertura Rienzi, de Richard Wagner.

Embora esperada, essa apresentação não será a primeira da Osesp em Ribeirão. Em junho do ano passado, o grupo esteve na cidade, também sob a regência de Minczuk.

Antes da Osesp, o Pedro 2º terá três apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão, sob a regência do maestro Norton Morozowicz -amanhã e sábado, às 21h, e domingo, às 10h.

Trompista de formação, Minczuk tem um currículo invejável para a idade. Aos 13 anos, já era da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Três anos mais tarde, já nos Estados Unidos, se apresentava no Carnegie Hall como solista da Sinfônica Jovem de Nova York.

De Nova York, em 87, Minczuk foi para a Orquestra de Gewandhaus, em Leipzig, na antiga Alemanha Oriental. No retorno ao Brasil, nos anos 90, iniciou estudos para regência com Eleazar de Carvalho.

Formado para a função, antes de chegar a Ribeirão e assumir a assistência da Osesp, foi maestro da Orquestra da Universidade de Brasília, em 94.

Um ano depois, o maestro ajudou a profissionalizar a Orquestra de Ribeirão. Hoje, um terço dos 35 profissionais do conjunto vem da ex-URSS ou da Bulgária.

Em 98, se tornou o primeiro brasileiro a reger a Filarmônica de Nova York, no Central Park, para um público que ultrapassou 100 mil pessoas.
Em abril de 99, ganhou o prêmio Martin E. Segal, concedido pelo Lincoln Center, de Nova York.

O quê: concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Quando: quarta, às 21h
Onde: Theatro Pedro 2º (r. Alvares Cabral, 370, em Ribeirão Preto)
Quanto: não-divulgado
Informações: 0/xx/16/632-0757

Veja agora a programação do fim de semana

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página