Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2001 - 02h46

Mostra de SP comemora 25ª edição com premiados

Publicidade

da Folha de S. Paulo

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo comemora este ano suas bodas de prata. De 19 de outubro a 1º de novembro, sua 25ª edição tem como principais destaques "Bully", de Larry Clark, diretor de "Kids", e "La Pianiste", de Michael Haneke, que ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes deste ano.

O cineasta Todd Solondz ("Felicidade") comparece à festa com seu novo "Storytelling". Figurinha carimbada nas edições anteriores da Mostra, o português Manoel de Oliveira ("Palavra e Utopia") apresenta "Vou para Casa".

Entre os iranianos, estarão presentes "ABC Africa", de Abbas Kiarostami, e "Safar e Ghandehar", de Mohsen Makhmalbaf.

A retrospectiva deste ano contempla a carreira do indiano Buddhadev Dasgupta. Sete de suas obras estarão na Mostra, entre elas, seu filme mais recente: "Uttara", que recebeu o prêmio especial para o diretor em Berlim.

A francesa Catherine Breillat, diretora do polêmico "Romance", com o ator pornô Rocco Siffredi, mostra "A Ma Soeur!" e "Une Vraie Jeune Fille".

Com relação aos programas especiais, os diferenciais deste ano são uma mostra nórdica e outra inspirada nos Dez Mandamentos.

Dos 107 longas-metragens já escolhidos, o único brasileiro que já foi confirmado é "A Vida em Cana", de Jorge Wolney Atalla, retrato do cotidiano dos cortadores de cana do país.

O Festival de Cannes também está presente nos curtas. Dos oito já escolhidos, "Bean Cake", de David Greenspan, e "Daddy's Girl", de Irvine Allan, foram premiados na edição deste ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página