Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2001 - 03h36

TV paga não transmite todos os jogos do Campeonato Brasileiro

Publicidade

DIEGO ASSIS
da Folha de S.Paulo

AS transmissões do Campeonato Brasileiro de futebol estão colocando em confronto não só os times inscritos na disputa: torcedores do Fluminense, São Paulo, Palmeiras e Portuguesa reclamam que as operadoras do sistema Net (que inclui também a Sky) não levam ao ar as partidas de seus times, conforme teria sido prometido.

No caso do time carioca, a polêmica acabou sendo transferida para um site na internet, o Sempreflu, no qual os torcedores criticaram a falta de transmissão de diversos jogos.

"Vinte minutos antes da primeira partida do Fluminense no campeonato, contra o Sport, eles anunciavam que o jogo seria transmitido. Fiquei feito uma criança esperando para abrir um brinquedo novo", afirma Marcelo Meira, 41, que, apesar de morar em Fortaleza, se diz fanático pelo tricolor carioca.

Ao contrário do esperado por ele, a partida transmitida nesse dia foi Guarani x Palmeiras. "Liguei para a operadora e eles disseram que tinha havido uma mudança de última hora", afirma Meira.

Nas rodadas seguintes, partidas do Flu contra o Vitória e o Gama também não foram transmitidas.

Outro tricolor, esse paulista, afirmou ter ficado indignado ao não ver os jogos de estréia do São Paulo.

"Mesmo assinando a Net, não consegui assistir às duas primeiras partidas do São Paulo. Cansei de mandar e-mails reclamando", afirma o torcedor Luiz Carlos Mendes, morador de São Paulo.

Na tabela de jogos programados pela Net, a Portuguesa é, dentre os clubes paulistas, o mais desfavorecido: somente na oitava rodada é que os torcedores puderam ver a lusa na televisão. "Já imaginava que seria assim e nem me interessei pelo pacote", diz Júlio Gomes, 22. "O jeito é ir para o estádio."

Apesar de confirmar que as partidas podem ser canceladas de uma hora para outra, Alberto Pecegueiro, diretor de conteúdo da Globosat (responsável pelas programações da Net e da Sky) nega que o primeiro jogo do Fluminense tivesse sido anunciado.

"Tivemos, sim, alguns problemas com os jogos do Vasco, que só resolveu em cima da hora se participaria ou não do campeonato."

Segundo Pecegueiro, as operadoras devem oferecer uma tabela com os jogos com transmissão programada -algo em torno de 75% do total- antes que o assinante compre o pacote. "Acontece que muitos deles compram sem ver."

Para o diretor da Globosat, a montagem da tabela obedece ao grau de procura por parte dos torcedores. No caso da Portuguesa, segundo diz, o volume de interessados não justificaria a transmissão de muitos jogos.

Outro fator determinante é a não transmissão dos jogos pelos canais de TV aberta (leia-se a Rede Globo, dona dos direitos do Brasileirão).

Na última semana, a Neo TV, associação que reúne as concorrentes do sistema Net, entrou com uma denúncia na Secretaria de Direito Econômico, acusando a Globosat de praticar monopólio nas transmissões de futebol.

Outro problema enfrentado pela operadora foi a sentença do juiz Alexander dos Santos Macedo, do Rio de Janeiro, que julgou abusivas diversas cláusulas dos contratos com os assinantes, assim como a cobrança em separado, desde março, da revista com a programação, que antes era distribuída gratuitamente.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página