Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2000 - 02h58

DirecTV exibe show da diva Nina Simone

Publicidade

CARLOS CALADO
especial para a Folha de S. Paulo

Os assinantes da DirecTV terão, a partir da noite de hoje, várias chances de conhecer um pouco da intimidade de uma das intérpretes mais polêmicas da música popular deste século. A cantora norte-americana Nina Simone é a atração da série "Projeto Som Direto", às 21h e às 23h no canal 605 da operadora.

O programa registra o show que a cantora apresentou em abril último no Bourbon Street Music Club, em São Paulo. Para os brasileiros, essa apresentação pode se tornar histórica: Nina chegou a declarar que essa seria sua última turnê pelo país.

Além do show propriamente dito, para os fãs da cantora, o que mais chama a atenção é a entrevista que introduz o programa. Flagrada durante um descontraído passeio de barco, entre gargalhadas e demonstrações de egocentrismo, ela acaba sugerindo que a compenetrada e dramática intérprete que se vê no palco é apenas uma persona.

"Sim, eu sou a doutora Nina Simone. Tenho dois doutorados: um em humanidades e outro em música", diz ela, logo de cara, revelando que o fato de ter sido obrigada a trocar a ambição de se tornar pianista erudita pela carreira na música popular (a família não tinha condições de sustentá-la) ainda a incomoda. Nina Simone recusa-se a ser somente uma cantora de jazz e blues.

Reveladores também são os comentários que ela faz sobre outros artistas. Além de se comparar ao papa do reggae Bob Marley (seu hit ativista "Stand Up" faz parte do repertório do show) e à diva da música lírica Maria Callas, "doutora" Simone ainda se diverte chamando a soprano Jessye Norman de gorda.

Já no palco do Bourbon Street, as surpresas foram menores. Com o mesmo ecletismo que costuma marcar seus shows, Nina exibe um repertório bem variado, que vai do balançado gospel "Every Time I Feel the Spirit" à romântica "Just Like a Woman" (de Bob Dylan), passando pela canção pop "Here Comes the Sun" (de George Harrison).

O problema é que a voz de Nina já não é mais a mesma. Quase sem brilho, soa em algumas passagens até meio descontrolada. Mas a intérprete sabe esconder bem essas imperfeições com seu piano levemente erudito e alguns números capazes de envolver qualquer platéia, como a pungente canção "Ne Me Quitte Pas". A diva sabe como encantar seus fãs.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página