Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2001 - 13h13

Colônia realiza Festival do Cinema Mediterrâneo

Publicidade

da Deutsche Welle

A cidade de Colônia, na Alemanha, realiza a segunda edição do Festival do Cinema Mediterrâneo, entre os dias 21 e 30 de setembro. O público poderá assistir a filmes produzidos no Egito, Argélia, França, Grécia, Israel, Itália, Croácia, Iugoslávia, Líbano, Marrocos, Portugal, Eslovênia, Espanha, Tunísia, Chipre e Macedônia.

Vinte e três produções, das mais de 70 inscritas, foram selecionadas para o concurso, que deve distribuir prêmios no valor total de 50 mil marcos (cerca de R$ 64.500). O júri, composto por sete profissionais ligados à área cultural, é tão eclético quanto os filmes participantes.

"Este é um festival do diálogo", definiu Rolfjörg Hoffmann, presidente da Kinema, uma das empresas envolvidas na organização do evento, durante a entrevista coletiva realizada na terça-feira.

Ele salientou que o momento é propício para a realização desse festival que une nações tão próximas geograficamente e ao mesmo tempo tão peculiares.

Hoffmann se referiu à tragédia americana, lembrando que é chegado o momento de trilhar um caminho rumo à reconciliação entre os povos.

O Festival do Cinema Mediterrâneo apresenta ainda uma mostra paralela de filmes que fizeram sucesso em seus respectivos países de origem. De acordo com Winfried Gellner, encarregado pelo setor de cinema da secretaria de cultura de Colônia, os filmes selecionados não se atêm a uma temática determinada. A seleção dos concorrentes foi feita a partir do valor individual de cada obra.

Para os cinéfilos, uma boa notícia: muitos diretores e atores já confirmaram presença, como a atriz francesa Elodie Bouchez, que atua no filme "A Culpa de Voltaire" e o diretor catalão Ventura Pons, que participa com "Anita No Per el Tren". Após a exibição de cada película eles estarão à disposição do público para debates.

Os espectadores poderão votar em seus preferidos. No encerramento do evento, o filme mais votado receberá o prêmio de público.

Outro destaque será o Fórum da Cultura, no dia 27 de setembro, com grupos musicais. A única ressalva dos organizadores é que a iniciativa privada ainda reluta em dar apoio financeiro ao festival por não considerá-lo suficientemente expressivo.

Entretanto, quando realizado pela primeira vez, há dois anos, o Festival do Cinema Mediterrâneo atraiu um grande número de pessoas e foi destaque na imprensa internacional.

Site do Festival do Cinema Mediterrâneo:
www.mittelmeer-filmfestival.de/homeIE.htm


Leia mais notícias da Deutsche Welle
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página