Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2001 - 13h12

Feira do Livro de Frankfurt muda perfil em 2002

Publicidade

da Deutsche Welle

A Feira do Livro de Frankfurt planeja uma mudança de perfil, que deve abolir a apresentação da literatura de um país específico a cada ano, passando a destacar "questões essenciais sobre o futuro da humanidade" em cada uma de suas edições.

A partir de 2002, a Feira do Livro na cidade alemã deverá organizar um "Congresso do Futuro", que pretende reunir intelectuais das áreas de literatura, ciências, economia e política de várias partes do planeta.

Com isso, a maior feira do mercado editorial do mundo pretende "dar continuidade à tradição iniciada pela corrente filosófica conhecida como Escola de Frankfurt", que teve sua sede na cidade.

"Está na hora de fazer com que novos impulsos de pensamento saiam de Frankfurt, como parte de uma discussão direcionada sobre o futuro comum da humanidade", declarou o diretor da Feira, Lorenzo Rudolf.

O chamado "Congresso do Futuro" deverá provocar uma série de debates sob o lema "Frankfurt Futura Mundi", em que deverão ser abordados, segundo Rudolf, grandes conflitos mundiais como "o desafio das identidades culturais na esteira da globalização, a ameaça da idéia de igualdade na era da biotecnologia e a divisão do mundo em abismos digitais, que separam cada vez os países ricos dos pobres".

Esse complexo de temas deve acompanhar toda a edição de 2002 da Feira do Livro de Frankfurt.

A organização do evento já planejava há alguns anos uma mudança de perfil, uma vez que a concentração da Feira na literatura de um país específico vinha se tornando cada vez menos atrativa.

Rudolf espera que as mudanças anunciadas despertem grande interesse do mercado editorial. A edição de 2002 da Feira deverá acontecer num período de transição e terá ainda a Lituânia como "país convidado".

Além da mudança de perfil, a direção da Feira do Livro de Frankfurt anunciou que pretende organizar uma "Bolsa de Direitos Autorais e Licenças" em Nova York, nos dias 29 e 30 de abril de 2002, pouco antes da Feira do Livro que acontece na cidade norte-americana.

A "bolsa" será voltada para editores e agentes que pretendam oficializar seus negócios no âmbito da Feira do Livro de Nova York.

Leia mais notícias da Deutsche Welle
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página