Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2001 - 08h08

Leia a opinião de profissionais de TV sobre a morte de Avancini

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Leia a seguir a opinião de atores, diretores e escritores de TV sobre Walter Avancini:

JOSÉ BONIFÁCIO DE OLIVEIRA SOBRINHO, o Boni - ex-vice-presidente de operações da Globo

"Foi um grande profissional, cuja história se confunde com a da TV brasileira. Inovador, muito atrevido, com preocupação política e social, mas que jamais fez de seus trabalhos panfletagem. Revelou inúmeros atores, diretores e autores. Na Globo, foi sempre uma espécie de curinga, usado nos projetos mais ambiciosos."

BENEDITO RUY BARBOSA - autor de novelas

"Avancini foi de um time que começou a história da televisão. Era um grande diretor, extremamente cuidadoso com a câmera. Ele tinha noções muito boas de cinema e colocava isso nos seus trabalhos."

LIMA DUARTE - ator

"Era um grande diretor, talvez o melhor com quem trabalhei. Em novelas, foi fundamental, pois isso requer autoridade, criatividade e disciplina que só o tempo confere a certas pessoas, e ele era uma delas. Era um querido amigo."

SANDRA ANNENBERG - jornalista

"Ele me deu meu primeiro grande trabalho como atriz. Tinha fama de difícil e era, mas sabia tirar o melhor das pessoas. Podia ser odiado, mas não: todos queriam trabalhar com ele."

JAYME MONJARDIM - diretor

"O Brasil perde o pai dos diretores, reconhecido pela ousadia da câmera e pelo trabalho com os atores."

NEY LATORRACA - ator

"Avancini foi uma das pessoas mais importantes da minha vida e me deu de presente o personagem mais marcante da minha carreira, o Quequé, de "Rabo de Saia". Fui o ator que mais trabalhou com ele, por isso me chamava de "pé de coelho", pois sempre dava certo."

STÊNIO GARCIA - ator

"Profissionalmente, foi uma perda irreparável. Muitos diretores atuais aprenderam com ele. Walter me lançou na TV em 1975, na Excelsior. Com ele fiz oito novelas. Já naquela época tinha essa fama de durão e disciplinador."

ELIZABETH SAVALLA - atriz

"Foi uma grande perda. Ele fez a TV brasileira e é o mestre de todos nós. Sua preocupação era trazer a brasilidade para as novelas. Foi ele quem trouxe Guimarães Rosa e Jorge Amado para a TV."

SUSANA VIEIRA - atriz

"Avancini foi meu grande professor. Posso dizer que 70% da minha formação devo a ele. Se formos contar a história da TV brasileira, Avancini estará entre os cinco maiores nomes."

EVA TODOR - atriz

"Ele é praticamente insubstituível. Fez muita gente, ajudou muita gente. Só trabalhei com ele em "O Cravo e a Rosa", mas foi um marco na minha carreira."

DÊNIS CARVALHO - diretor de TV

"Foi com ele que aprendi a fazer televisão. Walter deve ter morrido feliz, porque nunca fez concessão para nada. Tudo o que queria, ele fazia."

TONI RAMOS - ator

"Perdi um grande amigo, de mais de 30 anos. Foi um dos mais brilhantes diretores deste país. Era um profissional exemplar."

Leia mais:

  • Walter Avancini foi um dos pioneiros da TV no Brasil

  • Walter Avancini encerra a carreira com "A Padroeira"

  • Veja a lista das principais obras de Walter Avancini na TV

  • Morre o diretor de TV Walter Avancini
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página