Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2001 - 04h25

Globo já corta 15% e pode cancelar minissérie

Publicidade

DANIEL CASTRO
da Folha de S.Paulo

A Globo está cortando 15% dos gastos com produção neste semestre, uma economia de cerca de US$ 46 milhões. Os orçamentos da programação de 2002, em elaboração, terão que prever despesas até 20% inferiores às do primeiro semestre de 2001.

Os cortes superam a redução da receita publicitária, de 12,3% para a emissora no primeiro semestre deste ano, quando a Globo gastou US$ 306,8 milhões com produção e direitos de transmissão (um aumento de 7,9% sobre o mesmo período de 2000).

Executivos da emissora prevêem um 2002 pior ainda que 2001, por causa da Copa do Mundo e das eleições. Até dezembro, a Globo deve fechar apenas o planejamento da programação do primeiro semestre de 2002.

Se a receita publicitária não voltar a crescer, a Globo não deverá exibir minissérie no segundo semestre do ano que vem. O "buraco" da minissérie na grade de programação poderá ser coberto pela propaganda eleitoral.

Também para reduzir despesas, a emissora estuda a possibilidade de "esticar" a minissérie "O Quinto dos Infernos". A produção começa a ser gravada neste mês (sem cenas no exterior) e, a princípio, será exibida de janeiro a março. Mas tem chances de ir até maio. Assim, a Globo atrasaria o lançamento da segunda linha de shows de 2002, que pode manter a atual ("Brava Gente", "A Grande Família" e "Os Normais").
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página