Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2001 - 11h44

"Bicho de Sete Cabeças" é premiado na França

Publicidade

da France Presse, em Biarritz

O longa-metragem "Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodanzky, conquistou hoje por unanimidade o Sol de Ouro de longa-metragem do Encontro de Biarritz, festival de cinema e cultura da América Latina, realizado entre os dias 1º e 7 de outubro.

Além disso, o prêmio especial do júri também foi concedido por maioria a "Lavoura Arcaica", de Luís Fernando Carvalho, também do Brasil, enquanto o Sol de Ouro de curta-metragem foi para "O Branco", das brasileiras Angela Pires e Liliana Suizbach.

O prêmio de interpretação feminina foi dividido entre Loreto Moya e Tamara Acosta por sua atuação em "La fiebre del loco" de Andrés Wood (Chile). O mesmo aconteceu na entrega do prêmio masculino: Ricardo Darin e Gaston Pauls foram contemplados pelo desempenho em "Nueve reinas", de Fabian Bielinsky (Argentina).

O Prêmio do Público foi para "Una Casa con Vista al Mar", de Alberto Arévalo (Venezuela) e o Prêmio União Latina de documentário para "Onde a Terra Acaba", do brasileiro Sérgio Machado.

Nove longas-metragens concorreram ao Sol de Ouro no festival, que este ano celebrou seu décimo aniversário.

A Argentina teve mais uma vez a maior representação na seleção oficial, com três filmes: "La Fuga", de Eduardo Mignogna, "Nove Rainhas", de Fabián Bielinsky, e "Rosarigasinos", de Rodrigo Grande.

As obras venezuelanas representadas foram "Una casa con vista al mar", de Alberto Arévalo, e "Tres noches", de Fernando Venturini.

Finalmente, completaram a lista um filme chileno e um mexicano: "La fiebre del loco" de Andrés Wood, e "Y tu mamá también", de Alfonso Cuarón, este último duplamente premiado no recente festival de Veneza.

Outros nove filmes, do Brasil, México e Argentina, figuraram na seleção oficial em concurso pelo prêmio de curta-metragem.

Apresentado como "acontecimento" de seu décimo aniversário, o festival projetou "Invasión", do argentino Hugo Santiago, filme de 1969 do qual oito bobinas foram roubadas em 1978. Após 20 anos de bloqueio, se conseguiu recuperar e restaurar um negativo completo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página