Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2001 - 02h53

Hélio Oiticica tem retrospectiva virtual

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Que Hélio Oiticica foi um dos mais importantes artistas brasileiros já é sabido há algum tempo. Agora é a produção teórica do artista carioca que vai começar a ser conhecida do público. São 3.500 textos organizados pela crítica de arte Lisette Lagnado e à disposição no site do Itaú Cultural.

Esses documentos, antes em péssimas condições de conservação, tiveram primeiro de passar por restauro e tombamento. No site serão organizados com links por afinidade entre eles.

A contribuição teórica de Oiticica passa por importantes momentos da arte brasileira, desde os primeiros passos de sua carreira, como signatário do "Manifesto Neoconcreto" (1959), até o texto para a exposição da "Nova Objetividade Brasileira" (1967).

Na verdade, Oiticica criava categorias conceituais para suas obras, compondo um vocabulário até então inexistente. Tropicália, parangolé, bólide, quasi cinema -eis alguns termos que aparecem na produção do artista. "Hélio reescrevia várias vezes os seus textos, e a cada nova versão aparecem novas idéias desdobradas", lembra Lagnado.

Outro importante projeto documental que o Itaú lança agora é o inventário da produção de super-8 nos anos 70 feito por Rubens Machado.
Entre os filmes recuperados, estão curtas do cineasta Ivan Cardoso e experiências de artistas plásticos, como do próprio Oiticica, e de escritores, como José Agrippino de Paula.

ANOS 70: TRAJETÓRIAS
evento multidisciplinar sobre a produção artística do período
Onde: Itaú Cultural (av. Paulista, 149, SP, tel. 0/xx/11/3268-1700)
Quando: abertura amanhã; de seg. a sex., das 10h às 20h; sáb., dom. e feriados, das 10h às 19h; até 13/1/2002
Quanto: entrada franca. Na internet: www.itaucultural.org.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página