Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2001 - 04h15

Revista volta a premiar cena dance

Publicidade

BRUNA MONTEIRO DE BARROS
da Folha de S.Paulo

Após três anos sem realizar sua premiação anual, a revista "DJ Sound" volta hoje a entregar o DJ Sound Awards aos melhores da dance music -eletrônica, rap, rhythm&blues e pop.

Criado em 92, o evento busca incentivar a cultura da noite. "Naquela época, a noite voltava a ter um brilho diferente, e o trabalho de DJs, casas noturnas e novos artistas do mercado fonográfico fomentava essa nova cena", afirma Fernando Sarmiento, editor da publicação, que completa em novembro 11 anos de vida.

Primórdios
Na primeira edição, o melhor DJ foi Ricardo Guedes (house) que, mantendo-
se na cena, participou do Skol Beats 2000.

A melhor casa noturna na ocasião foi a OverNight -hoje um dos principais templos do drum'n'bass paulistano.

Até 1997, a premiação consagrou nomes importantes. O DJ Renato Lopes, hoje um dos grandes nomes do tech-house, levou o prêmio de melhor DJ em 93; o top DJ de drum'n'bass de renome internacional Marky foi a revelação em 94 (ainda sob o nome de Marquinhos Marky Mark) -e , em 96, se consagrou como melhor DJ.

Mau Mau, o guru dos pick-ups, levou melhor DJ em 95, quando tocava nas pistas do histórico after-hours Hell's Club. No mesmo ano, os Racionais MC's levavam o prêmio de melhor grupo de rap nacional. Foi nesse ano que rap e rhythm&blues entraram na lista de categorias.

Anderson Noise, que trouxe para o cenário nacional a cena de Belo Horizonte e hoje mantém residência no clube londrino Turnmills, foi o destaque do underground em 1997.

As festas de premiação do DJ Sound Awards também fizeram história. Em 95, o evento recebeu o nova-iorquino Tony Humphries, na Toco. No ano seguinte, foi a vez do top house Frankie Knuckles, no Tom Brasil.

Segundo Sarmiento, a instabilidade no mercado fonográfico impossibilitou a realização do prêmio em 98, 99 e 2000.

"Agora, com a consolidação da música eletrônica dançante (house, tecno, trance e d'n'b), o caminho está mais sedimentado. A colaboração das gravadoras é fundamental", diz.

2001
Os vencedores das 21 categorias foram escolhidos pelo público da "DJ Sound" de dezembro de 2000 a agosto de 2001. O troféu será um prato de pick-up Technics de acrílico.

A festa conta com a abertura de show de dança do grupo Estilo de Rua. Durante a premiação, haverá quatro apresentações ao vivo -Kelly Key, Ram Science (projeto de Ramilson Maia), Georgia Brown e Robi e Tom.

No final, um "pocket show" de cerca de 25 minutos será realizado pela nova diva black Paula Lima.

Nos pick-ups, após a entrega dos prêmios, os DJs brasileiros residentes nos Estados Unidos Gregão (Miami) e Rodrigo Vieira (Nova York).

FESTA DO DJ SOUND AWARDS 2001
entrega dos prêmios da cena dance realizada pela revista "DJ Sound". Quando: hoje, às 21h
Onde: Infinity Club (r. Casa do Ator, 1.169, Vila Olímpia, São Paulo, tel. 0/xx/11/3045-0388)
Quanto: cons. mínima, de R$ 10 a R$ 40
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página