Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2001 - 16h38

Em show na internet, Bono Vox homenageia policiais de Nova York

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de Entretenimento da Folha Online

O vocalista do U2, Bono Vox, homenageou policiais e bombeiros de Nova York pela primeira vez em um show da banda, ontem à noite, em Indiana, depois dos atentados que atingiram o World Trade Center no dia 11 de setembro passado.

Policiais e bombeiros entraram com bonés no palco, deram a volta no "coração" da "Elevation Tour" e cantaram um trecho de "Walk On" com Bono no microfone principal.

O show foi transmitido pela internet, gratuitamente, com dez minutos de atraso, áudio perfeito e imagem com um pequeno delay. Marcou também a execução de "What's Going On", de Marvin Gaye, pela primeira vez num show do U2, que, com ela, pretende ganhar benefícios para as vítimas da Aids na África e para as vítimas dos atentados em Nova York.

Bono Vox, The Edge, Larry Mullen e Adam Clayton, os quatro integrantes do U2, entraram no palco da universidade de Notre Dame, em Indiana (EUA), para fazer história, ao menos na música, com um show longo, intimista e que fez o U2 voltar às suas raízes, tocando para um público de 11 mil pessoas, a maioria estudante.

Bono Vox abriu o show com "Beatiful Day". Emendou "End Of The World", "New Years Day" e "Stuck In A Moment" antes de cantar o clássico "What's Going On".

Pela internet, numa parceria entre a Realnetworks e o site Tiscalli.com, o show pode ser visto de cinco diferentes ângulos: uma câmera focou somente Bono Vox, outra The Edge, outra Larry Mullen, outra ficou em Adam Clayton e uma mostrou o plano geral do palco.

Além disso, duas câmeras especiais para fãs inscritos no site U2.com permitiram movimentar, com o mouse, o melhor ângulo e zoom para assistir ao espetáculo, que teve 1h50 de duração.

Bono Vox conversou muito com o público, cantou no mesmo microfone, "grudado" em The Edge, gritou, balançou a bandeira irlandesa e recebeu, de fãs, um cartaz da bandeira dos Estados Unidos, o qual levantou nos braços.

Ontem, depois de cantar 17 músicas, Bono Vox rompeu o silêncio e comentou os ataques terroristas aos Estados Unidos. Durante dez minutos, ele falou sobre paz e, como sempre faz, defendeu os países pobres. Pediu paz e cantou "One", chamou bombeiros e policiais ao palco.

Depois, emendou a primeira estrofe de "Peace on Earth" com "Walk On", se despedindo do público ao som de gritos ufanistas de "USA!", "USA!", "USA!". Foi a primeira vez que o U2 se apresentou nos Estados Unidos depois dos atentados.

O show vai ser retransmitido durante esta semana para membros do U2.com registrados até domingo passado (por problemas técnicos, segundo o site, os novos cadastrados não devem conseguir assistir).

Leia mais:
  • Saiba como foi o show do U2 transmitido pela internet, música a música


  • Veja também:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página