Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2000 - 14h10

África é tema de exposição fotográfica no MIS, em São Paulo

Publicidade

da Folha Online
em São Paulo

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo expõe, em 25 imagens, um contraponto fotográfico fundamentado em duas das muitas faces da África. Em "Duas Áfricas", os fotógrafos Alfredo Camargo e Marcelo Vigneron mostram diferentes olhares sobre a Namíbia e Moçambique.

Alfredo Camargo optou pela ausência humana em suas imagens oníricas do deserto do Namib. Trata-se de um testemunho estético, onde as texturas e formas de um deserto que está vivo, mudam suas cores ao longo do dia, alterando sutilmente sua feição ao sabor das estações do ano.

As imagens coletadas em quase três anos de trabalho (1996/99) são um tributo ao belo que abriga-se em espaços mais circunscritos, na virada das dunas moldadas pelo vento, nos detalhes de nuvens luminosas, nas árvores e nas plantas solitárias que brotam da areia e das rocha.

Feito de experimentos também em p&b, o projeto terminou por adotar a linguagem colorida dos diapositivos, depositários sempre fiéis das intermináveis gradações de tons pastéis, das colorações tênues e do "estado de espírito" do segundo mais vasto deserto africano, que flanqueia a maior parte da orla Atlântica da Namíbia.

Já Marcelo Vigneron utiliza a delicadeza de seu ensaio em p&b, realizado em maio do ano passado, para mostrar a atividade da ONG portuguesa Leigos para o Desenvolvimento, nas províncias do Nyassa e Tete, interior de Moçambique, áreas duramente atingidas pela guerra civil encerrada em 1992.

São cidades, vilas e aldeias que ainda vivem um lento processo de reconstrução e assentamento das populações deslocadas durante o conflito. Nesses locais, voluntários ligados a igreja católica prestam serviço nas áreas de educação, saúde e agricultura.

Hoje, oito anos após o fim dos combates, operam no país dezenas de ONGs e entidades, num espectro que vai desde os Medecins sans Frontières até organizações de desmontagem de minas financiadas pela ONU.

Diversas fotografias desse ensaio foram publicadas no segundo semestre de 1999 numa edição especial da revista CAIS, em Portugal, uma publicação especializada em fotojornalismo.

Exposição: "Duas Áfricas: Namíbia e Moçambique"
Fotógrafos: Alfredo Camargo e Marcelo Vigneron
Quando: de 12 de julho a 23 de julho, das 14h às 22h
Onde: Sala Alex Vallauri no Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo)
Quanto: entrada franca

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página