Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2001 - 16h11

TV Cultura exibe amanhã documentário sobre os anos 70

Publicidade

da Folha Online

A TV Cultura exibe amanhã, às 21h, o documentário "Anos 70: Trajetórias", de Marcelo Gomes. O filme faz parte da série Panorama Histórico Brasileiro, do Itaú Cultural. Co-produzido com a TV Cultura de São Paulo e com duração de 26 minutos, o filme tem roteiro de Braúlio Mantovani.

"Anos 70: Trajetórias" traz depoimentos do músico Jards Macalé, do escritor Waly Salomão, do curador Paulo Sérgio Duarte e do encenador Hamilton Vaz Pereira, um dos responsáveis pelo grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone. Outro destaque do vídeo são cenas de telenovelas exibidas pela TV Globo naquele período, como "Dancing Days" e imagens inéditas da versão censurada de "Roque Santeiro".

Os Doces Bárbaros (a reunião de Caetano Veloso, Gilbero Gil, Gal Costa e Maria Bethânia), Os Mutantes (com Rita Lee), Walter Franco e Hermeto Paschoal estão presentes na abordagem da música popular realizada pelo documentário.

Também são citados os longas-metragens "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de Bruno Barreto, "Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia", de Hector Babenco, e "Iracema, Uma Transa Amazônica", de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer, além de filmes em super-8 como o clássico underground "Nosferatu no Brasil", dirigido por Ivan Cardoso e estrelado por Torquato Neto.

O documentário aborda também a questão da censura do período (exemplificada pela música "Apesar de Você", de Chico Buarque de Hollanda), o ufanismo despertado pela conquista do tri-campeonato mundial de futebol em 1970 e aspectos comportamentais, tais como o movimento hippie e a contracultura.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página