Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2001 - 20h10

Saiba quem é Pat Martino, substituto de Art van Damme no Free Jazz

Publicidade

da Folha Online

Quem tocará no Free Jazz Festival no lugar do acordeonista norte-americano Art van Damme, 81, que sofreu um infarto ontem, é o guitarrista norte-americano Pat Martino.

Martino era considerado um dos melhores no mundo do jazz até descobrir que estava com um aneurisma cerebral.

Depois de passar por uma cirurgia, o guitarrista não conseguia se lembrar de praticamente nada de sua vida. Podia apenas reconhecer seus parentes, mas não guardava lembranças de seu instrumento musical nem de sua carreira.

Mas nos meses seguintes à cirurgia, Martino começou a estudar intensamente seus próprios discos e pôde recuperar aos poucos sua memória, começando então a tocar guitarra novamente.

Pat ainda é conhecido como um dos melhores e mais virtuosos guitarristas de jazz. Nascido na Filadélfia, em 1944, o primeiro contato que teve com o jazz foi por meio de seu pai Carmen "Mickey" Azzara, que cantava num clube e tinha aulas de guitarra com Eddie Lang.

Martino começou a tocar guitarra aos 12 anos e deixou a escola para se dedicar à música. Profissionalmente, começou em 1961 e tocou com músicos como Sonny Stitt, Richard Groove Holmes, Jack McDuff, Eric Kloss, Willis Jackson, Lloyd Price, Woody Herman, Chuck Israels e Joe Pesci.

Em 1976, Martino começou a ter fortes dores de cabeça, diagnosticadas como sintoma de seu aneurisma. Depois de sofrer uma cirurgia e de se recuperar, retomou sua carreira, reaparecendo em Nova York, em 1987, com o CD "The Return" (o retorno). Atualmente, Martino mora na Filadélfia e continua crescendo como músico.

Prepare-se:

  • Veja a programação do Rio de Janeiro

  • Confira a programação de São Paulo

  • Saiba onde e como comprar seus ingressos


  • Fique por dentro do Free Jazz Festival
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página