Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2001 - 18h10

Medo de atentado terrorista desfalca a edição 2001 do Free Jazz

Publicidade

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

Em 16 anos de festival, esta foi a primeira vez que a organização do Free Jazz anunciou sua programação sem ter a confirmação de todas as atrações. O motivo foi o atraso nas negociações por causa dos ataques terroristas que aconteceram no dia 11 de setembro nos Estados Unidos.

Até à data da coletiva de imprensa (18 de setembro) para divulgar a programação da edição de 2001 do festival, o nome da atração internacional do segundo dia do Palco New Directions, por exemplo, ainda não tinha sido definida.

Na ocasião, Monique Gardenberg , produtora do evento, disse que a idéia era trazer um nome do hip hop americano, mas com os acontecimentos as negociações tinham sido interrompidas. No dia 21 de setembro, foi anunciado que o músico senegalês Baaba Maal se apresentaria no mesmo dia que a big band paulistana Funk Como Le Gusta.

No dia 3 de outubro, a organização do Free Jazz anunciou duas baixas na programação. Os DJs Todd Terry e Jellybean, que se apresentariam na segunda noite do palco Cream (dia 26 no Rio e 27 em São Paulo), haviam cancelado suas participações. Segundo a assessoria, os DJs, que moram em Nova York, não queriam sair dos EUA, com medo de atentados terroristas. Em substituição à dupla, foi confirmada a vinda do X-press 2, dos DJs Rocky e Ashley Beedle.

No dia 9 de outubro, a organização do festival anunciou o cancelamento de outra atração internacional. Desta vez foi o videomaker Chris Cunninghan, que acompanharia o DJ londrino Richard D. James, o Aphex Twin, em sua performance. Cunninghan cancelou sua vinda ao Brasil com medo de deixar Londres, onde mora, em razão dos ataques feitos por tropas norte-americanas e britânicas ao Afeganistão, em represália aos ataques terroristas aos EUA em setembro.

Nesta semana, mais uma baixa, desta vez por motivo de saúde. Uma das atrações da terceira noite do Palco Club, o acordeonista Art van Damme, 81, sofreu um infarto e será substituído pelo guitarrista Pat Martino.

O último desfalque foi da vocalista e cellista Isobel Campbell, do grupo escocês Belle & Sebastian, um dos mais esperados do Free Jazz, que desistiu de vir ao Brasil. Isobel não acompanhou os outros integrantes do grupo que chegaram na manhã de hoje ao Rio de Janeiro. A vocalista ficou com medo de viajar de avião depois dos ataques terroristas ocorridos nos Estados Unidos.

A maioria dos grupos e artistas já chegaram ao Brasil, mas ainda há atrações com passagens marcadas para sexta e para sábado. Como os acontecimentos desencadeados pelos ataques terroristas têm causado reações inesperadas no elenco escalado para o festival, tudo é possível. É torcer para que o "time" do Free Jazz não tenha mais baixas.

Prepare-se:

  • Veja a programação do Rio de Janeiro

  • Confira a programação de São Paulo

  • Saiba onde e como comprar seus ingressos


  • Fique por dentro do Free Jazz Festival

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página