Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2001 - 16h15

"Abril Despedaçado", de Walter Salles, representará Brasil no Oscar

Publicidade

da Folha Online

O filme "Abril Despedaçado", de Walter Salles, foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2002. Ele será enviado a Los Angeles para concorrer a uma vaga entre os filmes que disputarão o título de melhor filme estrangeiro em março do ano que vem.

"Abril Despedaçado" ainda não foi visto no Brasil. Ainda não há data para sua estréia. A A Miramax adquiriu os direitos de distribuição internacional do filme, que concorreu ao Leão de Ouro no 58º Festival de Veneza, no mês passado, mas não ganhou prêmios nas categorias principais.

O longa de Walter Salles, o mesmo diretor de "Central do Brasil", que já concorreu ao Oscar, ganhou o troféu paralelo Leãozinho de Ouro, atribuído por um júri composto por 26 estudantes italianos, no festival de Veneza.

Como é o filme

"Abril Despedaçado" é uma adaptação do livro homônimo do autor albanês Ismail Kadaré e conta a guerra de famílias a partir da regra "olho por olho", mas no sertão brasileiro.

O filme conta a vida das famílias Breve e Ferreira, que se matam uns aos outros por cobranças de dívidas de sangue.

O livro de Kadaré já teve duas outras adaptações, mas a brasileira é a única que agradou ao escritor. Na entrevista sobre o filme, publicada em setembro na revista "The New Yorker", Kadaré disse que "as duas tentativas anteriores de adaptar meu livro fracassaram. Essa ficou magnífica."

No próximo dia 27 de novembro, o filme será projetado no programa "Gala of the Year", promovido pelo American Film Institut para membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Como foi a escolha

A escolha de "Abril Despedaçado" foi feita na tarde desta segunda-feira, dia 29, no Rio de Janeiro, por uma comissão convidada pelo MinC (Ministério da Cultura).

Formada por jornalistas, críticos de cinema e cineastas, a comissão teve dez filmes para escolher.

Concorreram também "O Xangô de Baker Street", de Miguel Faria Jr.; "Tainá", de Tânia Lamarca e Sérgio Block; "Lavoura Arcaica", de Luiz Fernando Carvalho; "Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodanski; "Memórias Póstumas", de André Klotzel; "Tolerância", de Carlos Gerbase; "Copacabana", de Carla Camurati; "A Hora Marcada", de Marcelo Taranto; e "Netto Perde Sua Alma", de Beto Souza e Tabajara Ruas.

Vote:

  • Você acha que o filme tem chances?

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página